Autorização de Funcionamento

PORTARIA CEE/GP Nº 413, DE 12-9-2012, PUBL. NO D.O.E. EM 13-9-2012. RECONHECIMENTO: PORTARIA CEE/GP 171 DE 9-6-16, PUBL. NO D.O.E. EM 10-6-16.

Infraestrutura

A FAI conta com Laboratórios de Materiais de Construção Civil, Hidráulica, Topografia e Cartografia, Física, Análise de Solo, Geologia, Análise Físico-Química de Águas, Bioquímica e Química, Microbiologia, Microscopia, Informática e Biblioteca com vasto acervo atualizado de ciência e tecnologia em engenharia civil e de disciplinas básicas.

Mercado de Trabalho

O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, deve considerar a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Objetivos

O Curso de Engenharia Civil das Faculdades Adamantinenses Integradas tem por objetivo geral formar profissionais de nível superior que tenham formação generalista, proporcionando uma sólida formação básica, aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias com atuação criativa e crítica na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentado da região do oeste do Estado de São Paulo e do país. Proporcionar conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade regional e nacional. Instrumentaliza-los com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área da Engenharia Civil.

Objetivos Específicos

Aplicar conhecimentos matemáticos e tecnológicos; Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia; Usar as técnicas e as modernas ferramentas da Engenharia necessárias; Planejar, avaliar técnica e economicamente, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Civil; Avaliar o impacto de projetos de engenharia no contexto social e meio-ambiente. Favorecer o desenvolvimento de habilidades particulares, de acordo com as aptidões, o interesse e o ritmo próprios do aluno identificado pelo corpo docente; Possibilitar, através de vivências, que o perfil profissional agregue o valor de responsabilidade social no exercício da atividade de engenheiro; Estimular o conhecimento dos  problemas  do  mundo presente,  em  particular  os  nacionais  e  regionais,  prestar  serviços  especializados  a  comunidade  e  estabelecer  com esta uma relação de reciprocidade; Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da  criação  cultural gerada na instituição.

Proposta

O curso de Engenharia Civil das Faculdades Adamantinenses Integradas tem por missão contribuir com a sociedade, propiciando uma educação de qualidade aos alunos, para que estes promovam o desenvolvimento da tecnologia e da economia, respeitando o meio ambiente para um desenvolvimento sustentável. Para tanto, há uma necessidade em capacitar os alunos para as exigências do mercado globalizado e demandas específicas das áreas próprias da engenharia civil. A preocupação com o desenvolvimento sustentável e com o equilíbrio entre as necessidades sociais e seus efeitos no meio ambiente é um tema recorrente nas aulas em razão de sua importância a curto e longo prazo. O curso de Engenharia Civil se diferencia pelo seu caráter dinâmico e inovador, formando profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos e acadêmicos, com espírito empreendedor, habilidade para gerenciar projetos e equipes multidisciplinares e capacidade para enfrentar situações novas e imprevistos com criatividade e iniciativa. Dessa forma, o curso de Engenharia Civil da FAI está estrategicamente estruturado para proporcionar competências técnicas e habilidades profissionais nas seguintes linhas específicas de formação: Tecnologias Construtivas Sustentáveis, Tecnologia de Transportes e Logística, Tecnologia em Estruturas e Solos, e Design na Engenharia Civil

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio com aptidão para ciências exatas, Egressos de Cursos Técnicos ligados à área de Engenharia e Profissionais já atuantes na área de Engenharia que queiram se aperfeiçoar, melhorando e complementado a relação entre seus conhecimentos práticos e teóricos.