Dados Gerais
Autorização: PORTARIA CEE Nº 37 DE 05/07/2000
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: PORTARIA CEE/GP Nº 172, DE 14-5-18, PUBL. NO D.O.E. EM 15-5-18.
Formação: Bacharelado
Duração: 10 semestres
Período: Diurno e Noturno
Mensalidade: R$ 776,35 (Valores para 2022)
Campus: Campus II
InfraestruturaA FAI conta com os laboratórios de Análise de Alimentos, Microbiologia, Análise Sensorial, Operações Unitárias, Bioquímica, Microscopia, Química de Alimentos, Informática. Biblioteca com vasto acervo de ciência e tecnologia de alimentos e de disciplinas básicas.
Mercado de TrabalhoO Engenheiro de Alimentos pode atuar nas nas indústrias de produtos alimentícios;.nas indústrias de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos); em. empresas de serviços; órgãos e instituições públicas; no ensino superior, como professor. Pode ainda exercer atividades na área de produção (processos, garantia de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de projetos, comercial/marketing, ou ainda fiscalização de alimentos e bebidas).
ObjetivosFormar profissionais aptos a trabalhar nas diversas áreas da indústria do ramo alimentício. Além de formação básica (ciências exatas e biológicas), o curso oferece disciplinas na área de ciências humanas, com o objetivo de introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.
PropostaO curso de Engenharia de Alimentos visa preparar profissionais capazes de desempenhar atividades de engenharia dentro das indústrias do ramo da alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade.
Público AlvoEgressos do Ensino Médio e de cursos técnicos da área de exatas ou biológicas.