APRESENTAÇÃO

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) foi constituída no Ano de 2010 por iniciativa da Professora e Pesquisadora Zuleice Viana da Silveira, e formalmente criada através da Portaria nº 16/2011 de 01/02/2011.

A CEUA é responsável pela avaliação e acompanhamento de projetos de ensino e pesquisa científica que envolvam o manuseio de animais, buscando e garantindo:

O Bem Estar Animal

O bem estar dos animais deve ser objeto de busca incansável da CEUA -UNIFAI.

O conceito de bem-estar animal refere-se a boa qualidade de vida, envolvendo saúde, felicidade e longevidade (Tannenbaum, 1991; Fraser, 1995).

Barry Hughes (1976) define como "um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia”.

O professor John Webster, no Farm Animal Welfare Council (FAWC) define Bem Estar com o que se denominou de As Cinco Liberdades Animais:

  1. Ser livre de fome e de sede;
  2. Livre de desconforto;
  3. Livre de dor, lesões ou doença;
  4. Livre para expressar os seus comportamentos normais;
  5. Livre de medo e aflição.

No Brasil a Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 225 temos:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. “...Inciso VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.”

Saiba mais sobre bem estar animal.
© Copyright - UNIFAI BRASIL - Todos os direitos reservados