Ouça a Rádio ao vivo

A Rádio

Cultura FM - Uma opção diferente no ar.

Mantida e administrada pela UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina, a Cultura FM 99,3 Mhz, é uma emissora educativa a serviço da comunidade, oferece uma grade de programação diferenciada das demais rádios que atuam no mercado.

Tem como prioridade a veiculação da música popular brasileira (MPB), além de outros estilos musicais, entre os quais: jazz, blues, música instrumental, rock, sertaneja, pop entre outros ritmos. Desenvolve outras atividades nas áreas educativa e cultural, a saber: radiojornalismo, prestação de serviços à comunidade.

A Rádio Cultura de Adamantina tem como missão elaborar e transmitir uma programação que valorize a cultura como instrumento de melhoria da estética auditiva da população regional. Para tanto, sem descuidar de valores genuínos da cultura regional paulista e brasileira, como a música sertaneja de raiz, bossa nova, tropicalismo e MPB, deverá promover programas temáticos com musica internacional consagrada, erudita e popular, como jazz, blues, country, rock.

Cuidará, ainda, de produzir um jornalismo sério, dinâmico e abrangente, capaz de difundir várias versões e ângulos diferentes dos fatos importantes do cenário atual, nacional e internacional.

Informações

Razão Social: Rádio Cultura de Adamantina

Nome Fantasia: Cultura FM 99,3

Fundação: Julho de 1987

Área de Cobertura: mais de 30 municípios

Programação: 24 horas

Transmissores: Rua Arthur Pilla – Jardim Bela Vista, Adamantina- SP

Torre: 60 metros de altura com Antena de Polarização Circular de 4 elementos.

Classe: B1

Prefixo: ZYM 648 – FM – Canal 257 E

Frequência: 99,3 Mhz

Potência de Base: 1 Kw 1 transmissor teletronics de 1 KW

Potência Irradiada: mil watts

Nossa História

Lei municipal cria a emissora

A Rádio Cultura FM de Adamantina foi criada a partir da Lei Municipal nº 1.995, de 04 de novembro de 1986, aprovada pela Câmara Municipal, sancionada e promulgada pelo então prefeito Sérgio Gabriel Seixas, com o objetivo de promover e difundir em todo o município eventos culturais, educacionais, esportivos e campanhas sociais beneficentes.

A aprovação da Lei foi o documento oficial que deu ao Poder Executivo Municipal autorização para obter junto ao Ministério da Educação e Ministério das Comunicações a outorga de permissão para a execução do serviço de radiodifusão educacional.

O funcionamento da emissora foi estabelecido no Decreto Municipal nº 2.067, assinado por Seixas em 06 de julho de 1987, com 30 artigos. A emissora ficou subordinada ao Setor de Educação e Cultura de Adamantina, permitida pelo Ministério da Educação e Ministério das Comunicações, através da Portaria Interministerial MINICOM nº 832/76, e autorizada pela Lei Municipal de 1986.

Foi determinada a constituição de uma Diretoria e o Conselhos Deliberativo, sendo atribuídos aos componentes a administração da emissora, e o Conselho de Programação, para estabelecer diretrizes da programação, analisar e avaliar os resultados e objetivos perante a comunidade adamantinense. A diretoria e os conselhos têm, até hoje, mandato de três anos, submetidos à apreciação dos órgãos competentes do Ministério das Comunicações.

A primeira nomeação deu-se em 30 de março de 1992, com a Portaria Municipal nº 53/92, assinada pelo então prefeito Luiz Hilson Lucianeti. O primeiro diretor-presidente foi Jurandir Delmiro Dantas.

Onde tudo começou

A emissão da Licença para Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada deu-se em 25 de setembro de 1991.A Rádio Cultura FM foi instalada na rua Osvaldo Cruz, 262, edifício da Prefeitura Municipal.

No sexto andar do paço municipal uma das salas foi adaptada para abrigar a recepção, estúdio de gravação e estúdio ao vivo. No sétimo andar foi instalada a CDteca, setor de produção e transmissor. No topo do prédio foi montada a torre. Os móveis e equipamentos foram adquiridos com recursos municipais.

A Cultura FM passou a ficar no das sete horas da manhã à meia-noite, dezessete horas por dia. Pouco depois o expediente passo a ser aberto às seis horas da manhã. A programação musical foi pautada na música popular brasileira, trilha seguida até hoje.

1995, um marco

O ano de 1995 foi um marco na história da Rádio Cultura FM, quando a emissora organizou ampla programação para comemorar o Dia do Rádio (25 de setembro), data em que a emissora também comemora aniversário.

De 20 a 29 de setembro a emissora organizou a mostra “O Rádio”, na Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Batista de Aquino”, reunindo com colaboradores um rico acervo em aparelhos radiofônicos e equipamentos próprios das emissoras da região .

No dia 24 de setembro o grupo Jazz Imprudente fez uma jazz-session aberta ao público, no auditório da Biblioteca.

A Cultura FM recebeu profissionais de três emissoras da região, que desenvolveram seus programas, respeitando suas características. Assim, passaram pelos microfones da emissora na tarde do dia 25 de setembro Toninho Messias e Luciano Reis (98 FM de Presidente Prudente), Marlene Mendonça (Cidade FM de Bastos) e Alessandro Panvéchio (Califórnia FM de Osvaldo Cruz). Toda a cidade foi mobilizada para acompanhar a programação.

Na noite do dia 25 a emissora promoveu a mesa redonda “Minha Vida no Rádio”, reunindo pioneiros do rádio adamantinense. Entre eles, Nilton Barreto, José Mário Toffoli e Jonas Bonassa.

FAI assume a Cultura FM

Em 20 de agosto de 1998 o prefeito da época, José Laércio Rossi sancionou e promulgou a Lei nº 2.837, permitindo-lhe assinar convênio com a Fafia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina, hoje FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas.

A autarquia municipal de ensino superior assumiu integralmente o funcionamento da emissora, desencadeando uma série de investimentos. Os estúdios deixaram o sexto andar do paço municipal e foram construídos no campus I da FAI, agregado ao Núcleo Midiático, onde também estão instaladas a Agepp – Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, auditório e estúdio e laboratório fotográfico.

A emissora recebeu novos equipamentos, de última geração, permitindo a informatização total e digitalização dos sistemas de tratamento e veiculação de áudio. Hoje possui a estrutura de rádio mais moderna de toda a região.

Além da proposta original de emissoraeducativa a Cultura FM passou a ser utilizada como laboratório para os cursos de comunicação social da FAI, hoje com duas habilitações: jornalismo e publicidade e propaganda.

Grandes entrevistas

Grandes nomes da música foram entrevistados pela Cultura FM. Entre eles a banda Skank, Oswaldo Montenegro, Dorival Caymi, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Daniela Marcury, Ivete Sangalo, Emílio Santiago, Titãs, Zeca Baleiro, Flávio Venturini, Leila Pinheiro, Roupa Nova, J. Quest, Quarteto em CY, MPB-4 e Vânia Abreu, dentre outros. Tim Maia concedeu à Cultura FM uma de suas últimas entrevistas, dias antes de sua morte.

Programação

Próximos Programas

00:00 às 03:00

Pop Rock Nacional e Internacional

03:00 às 06:00

MPB

06:00 às 08:00

Cultura Sertaneja

08:00 às 11:00

Manhã 99

11:00 às 12:00

Cultura Esporte Clube

12:00 às 12:30

Matéria Pública

12:30 às 13:00

Mistura Fina

13:00 às 17:00

Bússola Digital

Equipe

Conheça Nossa Equipe

Jesana Lima

Diretora de Comunicacao

comunicacao@fai.com.br

Ary Correia

Locutor

ary@fai.com.br

Luiz Nery

Locutor

nery@fai.com.br

Priscila Caldeira

Jornalista

priscilabk1@fai.com.br

Daniel Torres

Jornalista

danieltorres@fai.com.br

Matéria Pública

Últimas Notícias do Portal da UNIFAI

UniFAI abre processo seletivo para docentes de Medicina e Nutrição

14 de Janeiro de 2019

Inscrições seguem até dia 20 pelo site

Leia Mais

Reitor da UniFAI faz balanço, presta contas das ações de 2018 e traça metas para 2019

14 de Janeiro de 2019

Segundo o Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, 65% dos 66 pontos do programa de gestão da Reitoria já foram cumpridos ou estão em andamento

Leia Mais

UniFAI define calendário de atividades acadêmicas em 2019

14 de Janeiro de 2019

Ao todo, serão 220 dias letivos ao longo do ano, sendo 108 no primeiro semestre e 112 no segundo

Leia Mais

Vunesp e UniFAI convocam candidatos aprovados em segunda chamada no Vestibular de Medicina 2019

10 de Janeiro de 2019

As matrículas dos convocados deverão ser efetivadas na sexta, 11, e na segunda-feira, 14, no Câmpus I

Leia Mais

Posto do CVV de Adamantina inicia atendimentos pelo telefone 188

10 de Janeiro de 2019

Grupo de voluntários implanta CVV em Adamantina, que já atende pelo telefone 188

Leia Mais

Coordenador da Residência Multiprofissional da UniFAI obtém aprovação em doutorado da USP

10 de Janeiro de 2019

Prof. Me. Danilo Carvalho Oliveira é docente do curso de Medicina da instituição

Leia Mais

UniFAI aplica provas do vestibular agendado em janeiro

08 de Janeiro de 2019

Datas disponíveis são os dias 17, 25 e 31

Leia Mais

UniFAI abre matrículas de aprovados em primeira chamada no Vestibular de Medicina 2019

07 de Janeiro de 2019

Matrículas para aprovados no Vestibular Geral 2019 começam nesta terça, 8; veteranos podem efetuar rematrícula de 14 a 17 de janeiro

Leia Mais

Adamantina em Foco

Entrevistas

Fale Conosco

Entre em contato com nossa equipe

Contato