Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Enfermagem da UniFAI faz cursos de Extensão sobre Instrumentalização Cirúrgica
Capacitação foi destinada a estudantes do 7º termo e profissionais da Santa Casa de Adamantina que atuam no Centro Cirúrgico
Terça-Feira, 22 de Março de 2022
por Priscila Caldeira - Colaborou: Daniel Torres
Destinados aos estudantes de graduação do 7º termo, também participaram do curso 11 profissionais da Santa Casa de Adamantina que atuam no Centro Cirúrgico
foto de Daniel Torres

A fim de fornecer apoio e solidificar a formação profissional do corpo discente, o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou, de 14 a 18 de fevereiro, no Câmpus II, os cursos de Extensão em Instrumentação Cirúrgica e Atualização em Procedimentos de Enfermagem IV.

Ministrada pela Prof.ª Esp. Liliana Cristina Tino Parisoto, docente da disciplina de estágio Supervisionado em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, a capacitação foi composta por aulas teóricas e práticas para o aproveitamento dos estudantes do 7º termo no estágio da Santa Casa de Adamantina e de atualização para os profissionais que atuam no centro cirúrgico. Participaram 30 alunos e 11 profissionais.

“É muito importante envolver os profissionais da saúde da Santa Casa onde os alunos e alunas vão ter o estágio, assim cada um entende a importância do elo de comunicação, do trabalho em equipe e de se sentirem seguros. É uma interligação de conhecimentos. Muitos já atuam na instrumentação cirúrgica há dez ou 12 anos e ficaram surpresos que sempre tem o que se aprender para tornar mais competentes no que fazem”, afirma a docente.

O estágio na Santa Casa teve início em 21 de fevereiro.

“Não é todo o curso de Enfermagem que tem essa oportunidade em parceria com a Santa Casa junto aos profissionais de lá que deixam os alunos instrumentar. E na UniFAI eles têm a liberdade junto com a professora de assumir essa responsabilidade prática para desenvolver o conhecimento e habilidade para aplicação na vida acadêmica”, destaca Liliana.

Avaliação dos participantes

André Lourenceti, enfermeiro que atua no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Adamantina e no Centro de Materiais de Esterilização do Hospital (CME) ressaltou o incremento do conhecimento possibilitado pela prática da instrumentação cirúrgica para diminuir o tempo cirúrgico de uma maneira mais eficaz.

“É muito importante para nós profissionais da Santa Casa termos uma educação continuada, pois envolve toda a dinâmica do dia a dia com a teoria e a prática para esse aprimoramento. Sem dúvida traz como benefício uma prestação de saúde adequada, já que o produto final é nosso paciente reabilitado de suas condições”, avaliou.

João Eudes dos Santos Junior, estudante do 7º termo que atua no pronto-socorro, conta que pôde rever a parte teórica e pôr em prática, por meio da correção de erros e esclarecimento de dúvidas pela professora.

“Com a prática conseguimos memorizar o que aprendemos teoricamente na sala de aula e não ter aquele medo na hora da cirurgia. Esse é o principal, chegar lá com o conhecimento teórico e prático na ponta da língua e nas mãos. Agradeço muito os professores, principalmente a Prof.ª Liliana que ministra o curso”, finaliza.

Os cursos de extensão são coordenados pela Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli com a responsável técnica Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini Cardim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados