Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Docente da UniFAI participa de diálogo sobre emissoras educativas e comunitárias na UFMT
Prof. Me. Sérgio Barbosa desenvolve atividades pedagógicas nos cursos de Administração, Design e Publicidade da UniFAI e, também, como colaborador na Rádio Cultura FM
Terça-Feira, 23 de Novembro de 2021
por Da Redação
Docente da UniFAI participa de diálogo sobre emissoras educativas e comunitárias na UFMT; Prof. Me. Sérgio Barbosa desenvolve atividades pedagógicas nos cursos de Administração, Design e Publicidade da UniFAI e, também, como colaborador na Rádio Cultura FM
foto de Divulgação

Atualmente, faz-se necessário estar em conexão com todas as possibilidades envolvendo os processos midiáticos em tempo de plataformas digitais.

Neste cenário plural para a denominada mídia radiofônica, torna-se fundamental o debate visando inserir as emissoras que atuam nas áreas, a saber: educativa/cultural, comunitária e comercial.

Portanto, esteve participando deste debate com os(as) acadêmicos(as) do curso de Jornalismo (7º Termo) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Câmpus Araguaia, nesta segunda-feira, 22, das 19h às 21 horas (via Google Meet), o Prof. Me. Sérgio Barbosa, que desenvolve atividades pedagógicas nos cursos de Administração, Design e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), também, está atuando como colaborador na Rádio Cultura FM desde outubro em parceria com o Prof. Me. Ricardo Torquato.

O convite ocorreu por meio da Prof.ª Dra. Jociene Bianchini Ferreira Pedrini, docente da disciplina de Jornalismo Regional e Comunitário, ainda, destacando o tema deste encontro: “Rádio Educativas e Comunitárias no Brasil: Um possível diálogo?”.

Também, o Prof. Sérgio participou do projeto de consolidação da Rádio Cultura FM quando da transferência da emissora da Prefeitura para a administração das então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em 1999, e ocupou os cargos de jornalista responsável e diretor-executivo até o ano de 2008.

Esteve na fase inicial da implantação da Rádio Comunitária Life FM de Adamantina como jornalista responsável e participando da área de jornalismo da emissora e colaborando na produção/programação.

Objetivo e diferenças

De acordo com a Prof.ª Jociene, “o objetivo é trazer profissionais que entendam, discutam e vivenciam o Jornalismo Regional em nível comunitário, considerando que a questão das rádios é muito importante em função das diferenciações existentes entre as educativas, comunitárias e comerciais”.

Para o Prof. Sérgio que tem atuação de mais de 20 anos no jornalismo regional nas áreas impressa, radiofônica e digital, tendo em vista que o mesmo é Jornalista diplomado (1983) e ocupou o cargo de Diretor Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), destaca que “ainda hoje, dialogar sobre temas e temáticas relacionadas com a mídia radiofônica nas áreas educativa e comunitária é fundamental, considerando as possibilidades de um trabalho de parceria entre as duas propostas em benefício da comunidade”.

A participação de docentes da UniFAI em eventos acadêmicos de outras instituições, deve ser valorizada para que a pluralidade do conhecimento possa marcar presença em todas as áreas da Academia (Ensino, Pesquisa e Extensão).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados