Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Ligas Acadêmicas realizam primeiro rastreamento de hipertensão e diabetes em Adamantina
Atividade foi promovida no último dia 2 por alunos integrantes das Ligas Acadêmicas de Cardiologia (Lacard) e de Endocrinologia e Metabologia (Laema), ligadas ao curso de Medicina
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021
por Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha
revisão de Daniel Torres de Albuquerque
Ligas Acadêmicas realizam primeiro rastreamento de hipertensão e diabetes em Adamantina; atividade foi promovida no último dia 2 por alunos integrantes das Ligas Acadêmicas de Cardiologia (Lacard) e de Endocrinologia e Metabologia (Laema), ligadas ao curso de Medicina
foto de Arquivo Pessoal

Os alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) vinculados à Liga Acadêmica de Cardiologia (Lacard) e à Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia (Laema) realizaram no último dia 2 de outubro o Mutirão da Saúde com o objetivo de rastrear, nos munícipes adamantinenses, a presença de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Doenças crônicas não transmissíveis são aquelas denominadas como "silenciosas''; as quais são difíceis de identificar, uma vez que, muitas vezes, não apresentam sintomas. Essas comorbidades possuem tratamento, porém, não há cura e podem ser detectadas através de simples exames, sendo eles de sangue, no caso de diabetes, e aferição de pressão arterial.

Neste sentido, no Mutirão da Saúde foi realizada anamnese nos pacientes com objetivo de observar a presença fatores de risco associado ao desenvolvimento das DCNTs (tabagismo, etilismo, sedentarismo e hábitos alimentares) e, ao mesmo tempo, exame físico para identificar a presença de possível DCNT (ausculta cardíaca e pulmonar, aferição de pressão arterial, determinação de glicemia capilar, da circunferência abdominal e do índice de massa corporal).

“O curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina tem como ponto norteador a assistência à comunidade adamantinense e, nesse sentido, o desenvolvimento de atividades que objetivam a promoção e o cuidado em saúde da população permitem zelar pela comunidade que acolhe o curso”, destacou a aluna Mariana Parra Fenato, presidente da Lacard.

Para o Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, coorientador da Lacard, e a Prof.ª Dra. Fernanda Freire Marin, orientadora da Laema, “o envolvimento dos acadêmicos do curso com a comunidade, além de aperfeiçoar o conhecimento conquistado em aulas teórica e práticas, possibilita a formação de um profissional mais ético e humanizado, zelando pela saúde dos seus pacientes em primeiro lugar”.

“Essa foi uma ação que marcou o retorno presencial das atividades do curso de Medicina de forma social. Os alunos estavam sentindo muita falta desse tipo de ação e a comunidade recebeu super bem esse retorno das ações e, mesmo em um dia chuvoso, nós conseguimos fazer aproximadamente 100 atendimentos só no período da manhã. Outro ponto importante é que as ações realizadas no Hiper Dia serão transformadas em um projeto de pesquisa e, com isso, a gente une o Ensino – tudo aquilo que foi passado para o aluno – e a Extensão – que é quando o aluno vai até a comunidade realizar aquilo que aprendeu em sala de aula –, transformando todos os resultados obtidos na ação em pesquisa e em publicações. Dessa forma, a gente integra os três pilares educacionais, que são o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, destacou a pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Toffoli.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados