Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Alunas de Medicina da UniFAI participam do 20º Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro
O trabalho teve o objetivo de analisar a melhor abordagem para a apendicite aguda
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020
por Jesana Lima
Alunas e professor de medicina apresentam trabalho em congresso de cirurgia do Rio de Janeiro
foto de Arquivo Pessoal

As alunas Lorrana Alves Medeiros e Ana Carolina Betto Castro do 8º termo do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participaram do 20º Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro nesta semana, que abordou o tema “O cirurgião geral de hoje”.

 

Durante o evento que ocorreu por meio de plataforma on-line, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as alunas apresentaram o trabalho “Porque a antibioticoterapia ainda não deve ser a primeira escolha no tratamento da apendicite aguda”, que teve a orientação do Prof. Me. Vinícius Magalhães Rodrigues Silva, médico cirurgião da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

 

O trabalho teve o objetivo de analisar a melhor abordagem para a apendicite aguda. Segundo as alunas, este tema vem sendo discutido desde 2019, no Congresso ocorrido em Jerusalém.

 

Segundo Medeiros, “embora seja uma doença muito conhecida, várias propostas contra o tratamento cirúrgico estavam sendo apresentadas, o que segundo nossas pesquisas ainda não é viável. Assim, enviamos para o Congresso a nossa conclusão para que a apendicite aguda continue sendo tratada como uma emergência cirúrgica, apesar dos questionamentos sobre a abordagem conservadora com antibióticos”, explicou .

 

Medeiros e Castro são membras atuantes na Liga de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGH) da UniFAI que tem a coordenação do Prof. Osmar de Oliveira Ramos, médico especialista em gastroenterologia e da Prof. Dra. Mayra de Almeida Paio, farmacêutica com doutorado em gastroenterologia.

 

“Participar de um congresso desse porte nos faz acreditar que se batalharmos podemos sim ser reconhecidas, não importando se estamos no interior ou em grandes centros. Essa publicação mostrou que somos capazes e que com orientação e incentivo, tudo é alcançável. Agradecemos imensamente todo apoio que recebemos da Liga de Gastroenterologia e Hepatologia e dos orientadores Dr. Osmar e Dra. Mayra, além do apoio da Faculdade de Ribeirão Preto e do nosso orientador Dr. Vinícius”, finalizou.

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados