Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

FAI sedia 3º Encontro por uma Cultura de Paz
Evento, realizado pela “Rede Promover Vida”, marcou o dia mundial de prevenção do suicídio
Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2014
por Priscila Caldeira
Palestrante da Rede Promover Vida, professora Ana Vitória Salimon dos Santos, abre evento com apresentação de estatísticas mundiais sobre o suicídio
foto de Priscila Caldeira

Em razão do dia mundial de prevenção ao suicídio, comemorado em 10 de setembro, a “Rede Promover Vida” realizou na manhã desta quarta-feira o 3º Encontro por uma Cultura de Paz de Adamantina - ações de promoção da vida e prevenção ao suicídio e outras violências, no auditório Miguel Reale, campus II das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

O objetivo foi promover um encontro para socialização de conhecimentos, troca de experiências, identificação de dificuldades, fortalecimento da rede e criação de soluções coletivas em prol da promoção da saúde, melhores condições de vida e de uma cultura de paz.

O programa Promover Vida é municipal, com reflexos regionais, integra em rede órgãos da Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, FAI, Conselho Tutelar, entre outros.

A professora mestre Ana Vitória Salimon C. dos Santos, supervisora de estágio e coordenadora do Núcleo de Psicologia da FAI, enquanto representante da equipe gestora da Rede Promover Vida, apontou na abertura do evento dados do novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que chamam a atenção de governos para o suicídio considerado um grande problema de saúde pública.

“Os dados mostram que 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. A previsão para 2020 é um a cada 20 segundos. A OMS está promovendo para que haja ações a fim de que não só esse número não aumente, mas que reduza em no mínimo 10% até 2020”, afirmou.

Ana Vitória reforçou a necessidade em se diminuir as taxas que envolvem a população jovem. “As taxas que mais crescem estão entre os jovens. Isso é muito preocupante. Cada suicídio vai impactar de 6 a 20 pessoas em torno daquela que o cometeu, entre pais, irmãos, filhos, amigos e às vezes até alguém que escuta uma notícia”, explicou.

Quem abriu as palestras foi a assistente técnica de Planejamento em Ações de Saúde da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Marília, Maria Madalena Pollon Sá Freire, com o tema “Estrutura e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial e a prevenção ao suicídio”.

Às 10 horas houve a apresentação das ações de prevenção ao suicídio e outras violências pela Rede Promover Vida, seguida de mesa redonda sobre “Educação em Saúde: A Ética dos cuidados no cotidiano”.

Na mesma, a palestra “Uso racional de medicamentos” foi ministrada pela farmacêutica Profª. Ms. Maria Lucia Tiveron Rodrigues, coordenadora do curso de Farmácia da FAI e diretora da Seccional de Adamantina do Conselho Regional Farmácia de São Paulo, e pelo farmacêutico Valter Dias da Silva, professor da FAI e coordenador da Comissão Assessora de Farmácia da Seccional de Adamantina.

“O farmacêutico tem esse papel importante na orientação sobre o uso correto de medicamentos. Vamos também dar o enfoque da automedicação, que é um problema muito sério em relação a intoxicações, e também o descarte correto”, ressalta Maria Lucia.

Na sequência, a professora Ana Vitória abordou o tema “Adolescência, família, violência e novas tecnologias: desafios e possibilidades”, abrindo para perguntas e discussões, com intensa participação dos presentes.

Os debates ocorreram até às 13h quando houve o encerramento do Encontro, que reuniu diversos órgãos, profissionais, estudantes e autoridades locais e da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados