Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Show de Astrofísica estimula professores a ensinar matérias de forma dinâmica no EREA
Evento foi realizado por alunos e ex-alunos de escola estadual de Iepê com humor e criatividade
Segunda-Feira, 7 de Julho de 2014
por Daniel Torres de Albuquerque
Apresentadores do Show de Astrofísica interagiram com o público e deram aula de física e astronomia com toques de humor e muita criatividade
foto de Daniel Torres

E ao fim do seu segundo dia, na última quarta-feira, 2, o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) inovou com a apresentação do Show de Astrofísica, comandado por alunos e ex-alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, da cidade de Iepê.

Como o próprio nome sugere, a apresentação foi um show de conhecimento de física e astronomia com toques de humor e muita criatividade, que animou quem estava presente no Auditório Miguel Reale, no Campus II das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

O objetivo do show de astrofísica é tornar mais atraente o ensino e a aprendizagem dessas áreas de estudo, colocando em prática, por meio de experimentos e atividades que envolvem o público, as teorias dos livros didáticos.

“[Durante o show] a gente faz alguns experimentos, a gente mostra como são feitos esses experimentos e a parte de astronomia fala mais sobre os planetas, o sol, as distâncias no espaço, tudo isso basicamente”, explicou Guilherme de Oliveira da Silva, um dos apresentadores do evento.

Aproximadamente 20 pessoas entre alunos e ex-alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, de Iepê, participaram da apresentação que contou com jogo de luz, músicas, efeitos especiais e muita descontração.

“A intenção é mostrar aos professores e alunos que estão aqui e nas apresentações em escolas a questão de poder aprender física e astronomia de um jeito divertido que foge daquela coisa chata, encubadinha, de sala de aula, apenas com fórmulas e contas, mas que pode ser dinâmico, envolvendo e incentivando mais facilmente os alunos”, completou.

EREA

Realizado de 1º a 3 de julho no Campus II da FAI numa parceria entre a faculdade, a Prefeitura de Adamantina, a Diretoria Regional de Ensino de Adamantina e os organizadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a 51ª edição do EREA reuniu professores de toda a região e graduandos dos cursos de licenciatura da instituição em palestras, oficinas, sessões no planetário móvel da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e observações solares.

Segundo o que definem os organizadores, um dos principais objetivos do EREA é atingir o maior número possível de professores das escolas participantes da OBA e também de escolas que ainda não participaram dela, divulgando aos professores a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia, tendo como objetivo maior divulgação e interação dos alunos tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio com essas áreas de estudo.

O evento foi encerrado na última quinta-feira, 3, com a participação do primeiro astronauta brasileiro a orbitar o planeta na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Marcos Pontes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados