Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

EREA capacita professores regionais para Astronomia, Ciência e Tecnologia em sala de aula
Atividades do evento ajudam professores de escolas públicas e particulares a ensinar os temas
Quarta-Feira, 2 de Julho de 2014
por Daniel Torres de Albuquerque
Professores de escolas públicas e particulares da região de Adamantina participam de oficinas práticas sobre astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia na tarde desta terça-feira, 2, durante o 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA)
foto de Daniel Torres

Conhecer para ensinar. Essa é uma das bandeiras levantadas pelo 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) junto aos professores de ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares que participam do evento desde esta terça-feira, 1º, no Campus II das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

Segundo o que definem os organizadores, um dos principais objetivos do EREA é atingir o maior número possível de professores das escolas participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também de escolas que ainda não participaram dela, divulgando aos professores a astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia, tendo como objetivo maior divulgação e interação dos alunos tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio com essas áreas de estudo.

E, pelo visto, esse objetivo tem sido alcançado. É o que pensa a professora de Educação Básica I (PEB I) e Língua Portuguesa, Patrícia Temporim, da Escola Estadual Durvalino Grion, de Adamantina. “O evento é de grande importância para todos nós, uma vez que temos uma deficiência na formação nas áreas de astronomia e científica, e o EREA tem nos trazido muitos conhecimentos, não do senso comum, a fim de melhorar e ampliar o que aplicamos em sala de aula”, comentou.

Pela manhã os professores inscritos participaram de oficinas que mostraram formas de trabalho em sala de aula para explicar aos alunos do Ensino Fundamental as mudanças das estações do ano e das fases da Lua. “Essas experiências nos ajudam a fazer com que os alunos vivenciem o conhecimento e não fiquem apenas nos desenhos que éramos acostumados a trabalhar com o livro didático”, observou Patrícia.

E, após as explicações e experiências repassadas pelo EREA, os professores já começam a ter ideias de como ensinar, de forma criativa e atraente, os assuntos ligados à química, física, astronomia, ciência e tecnologia em sala de aula.

“A partir do momento que a gente vivencia a atividade, a gente se coloca no lugar do aluno e começa a pensar como vai trabalhar isso com ele e as oficinas do EREA nos dão essa oportunidade. Já no próximo semestre vamos começar a desenvolver essas oficinas com os alunos em nossa escola”, revelou a professora.

O 51º EREA se encerra nesta quinta-feira, 3, com mais oficinas práticas e, ao fim da tarde, com a palestra do primeiro astronauta brasileiro a orbitar o planeta na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Marcos Pontes, a partir das 18 horas no Auditório Miguel Reale.

Mais informações pelo hotsite.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados