Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Alunos de Veterinária participam de curso de casqueamento em equinos
Atividades práticas seguem no final de semana com encerramento na segunda-feira, 12
Sexta-Feira, 9 de Maio de 2014
por Daniel Torres de Albuquerque
Alunos de Veterinária participam de curso de casqueamento em equinos
foto de Daniel Torres

Alunos do 1º termo de Medicina Veterinária das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) participam desde esta quinta-feira, 8, de um curso de Casqueamento em Equinos.

A atividade extracurricular é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que disponibiliza instrutores para o ensino das técnicas de cada atividade.

“Nesse curso a gente ensina como melhorar o casco do cavalo para manter a saúde do animal”, explicou o instrutor do Senar, Joel Rodrigues da Silva.

Segundo o instrutor, a manutenção dos cascos dos equinos depende do terreno e da atividade que o animal realiza. “O cavalo que anda muito em asfalto ou que é utilizado em atividades esportivas precisa ter ferradura. Já no cavalo que anda mais em terra macia, normalmente a gente usa só a manutenção do casqueamento”, contou Silva.

“Eu pretendo trabalhar com animais de grande porte, como cavalos e bois e esse curso de hoje foi muito importante para mim. Como eu trabalho no sítio e já tinha feito um trabalho assim, esse curso me ajudou no aperfeiçoamento [da técnica]”, comentou o aluno Pedro Henrique.

Já a universitária Keiko Sawada ainda não definiu para qual porte de animais pretende especializar o seu atendimento profissional no futuro e aproveita para aprender as técnicas em geral.

“Eu quero aprender no geral. Até porque não sei se, no dia de amanhã, vou precisar trabalhar com [animais] grandes ou pequenos e preciso ter uma noção desse trabalho. Por exemplo, se eu for atuar na área de grandes animais, mesmo que eu não faça, eu já tenho uma noção de como se faz um casqueamento”, ponderou Keiko.

Para essa atividade são utilizadas ferramentas como grosa (espécie de lixa), torquesa (tipo de alicate com ponta afiada) e rineta (instrumento com lâmina usado no ferrageamento) para a manutenção nos cascos dos equinos.

O curso de Casqueamento em Equinos está sendo realizado na área dos currais da Clínica Veterinária da FAI no período da tarde e se estende até esta segunda-feira, 12, também com atividades práticas no final de semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados