Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Projeto de climatização das salas de aula da FAI avança e deve ser concluído no segundo semestre
Primeira das quatro etapas foi realizada e as outras três devem ser executadas até o segundo semestre
Quarta-Feira, 9 de Abril de 2014
por Daniel Torres de Albuquerque
O diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim (à direita), avaliou o cronograma de execução do projeto de climatização das salas de aula da instituição juntamente com os diretores administrativo, Fabrício Lopes e financeiro, Ricardo Sampaio Angeli
foto de Priscila Caldeira

Uma das principais metas de trabalho da direção geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) para este ano começa a sair do papel.

A primeira das quatro etapas do projeto de instalação do sistema de climatização das salas de aula da instituição foi realizada e as outras três devem ser executadas ao longo do ano até o segundo semestre, quando todas as classes deverão ter aparelhos de ar-condicionado em funcionamento.

Desde o início de 2013 a direção da FAI vem adotando medidas para a execução do sistema de climatização, que compreende as etapas de elaboração do projeto elétrico, construção das cabines de energia, compra do material e execução do projeto elétrico e, por fim, a aquisição e instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula.

“Não se trata de luxo, mas essa é uma questão de necessidade. Quando um grande número de alunos é colocado em uma sala de aula, o calor no ambiente aumenta e isso é agravado pelo clima quente de nossa região. Por essa razão, a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas classes se faz necessária para que a qualidade das aulas seja mantida”, explicou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.

A primeira etapa foi licitada e concluída. A empresa contratada finalizou, no mês de fevereiro, os trabalhos de elaboração do projeto elétrico (conforme o contrato nº 006/2013).

A licitação para a construção das cabines de energia necessárias para o reforço do sistema elétrico dos três campi está agendada para o dia 16 de abril. Serão necessárias três cabines para abrigar os novos transformadores, painéis e chaves de energia.

“A compra de material e a execução do projeto elétrico (transformadores, painéis, cabos, eletrodutos, entre outros materiais), que compreendem a terceira etapa do projeto, serão realizadas ainda no primeiro semestre de 2014”, informou o diretor.

Já a quarta e última etapa do projeto de climatização, a aquisição e instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, será executada após a adequação elétrica. Para isso será realizada licitação para compra dos aparelhos, o que está programado para acontecer no segundo semestre de 2014.

“A FAI já reservou recursos financeiros para a aquisição e instalação dos aparelhos de ar-condicionado, mas o maior problema está na capacidade elétrica que depende de adequações técnicas complexas para evitar futuros danos e envolvem altos valores financeiros. O custo total estimado para a implantação do sistema de climatização nos campi I, II e III é de R$ 3 milhões, porém, a direção está buscando alternativas viáveis jurídica e financeiramente a fim de reduzir esses custos”, revelou Cardim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados