Infraestrutura

Laboratórios de microbiologia, de Química para as disciplinas de química analítica e ambiental e físico-química e de informática.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é constituído por Empresas Públicas ou Privadas, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. O profissional terá competência para atuar em todos os organismos públicos, privados e não-governamentais que compõem o Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Entre estas opções destacam-se: FUNASA, IBAMA, CONAMA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DAS CIDADES, MINISTÉRIO PÚBLICO, entre outros. Há também um mercado aquecido para consultorias em projetos ambientais e sanitários.

Objetivos

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem como objetivo geral formar e qualificar profissionais capazes de planejar, projetar e executar atividades de diagnóstico, de avaliação de impactos e de medidas mitigadoras de correção ou de prevenção (ambientais e sanitárias); de planejar, executar e controlar o uso sustentável dos recursos naturais nos processos produtivos e suas emissões; de atuar em diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa e promover o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, por meio da avaliação dos fatores que causam impacto ao longo do ciclo de vida de produtos e serviços, minimizando seus efeitos nas esferas: social, econômica, ecológica, cultural e política, oferecendo mecanismo para a educação continuada.

Proposta

O Curso de Engenharia Ambiental dedica-se à formação de profissionais capazes de avaliar e minimizar os impactos ambientais e sanitários indesejáveis, reduzir os efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos. Trata-se de um curso recente, que cresceu a partir da Engenharia Civil-Sanitária, acrescida pelas áreas de Química, Biologia (Microbiologia), Geologia (Pedologia), Hidrologia, Legislação e Educação, Economia.

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio com vocação para ciências exatas ou com formação de cursos técnicos ligados às áreas Ambiental e Sanitária.