Infraestrutura

A FAI conta com os laboratórios de Química, Bioquímica, Biotecnologia, Física, Microbiologia, Análise Sensorial, Operações Unitárias, Microscopia, Química de Alimentos, Análise de Solos e Química Analítica, Informática e Domissaneante. Biblioteca com vasto acervo de ciência e tecnologia e de disciplinas básicas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os Químicos está cada vez mais promissor com o grande desenvolvimento de modernas tecnologias na área de novos materiais. Uma das principais oportunidades de trabalho para o químico é a indústria. Nos laboratórios industriais o químico é responsável pela análise de matérias primas e de produtos acabados que vão dos alimentos às bebidas, dos petroquímicos aos têxteis, dos plásticos às tintas. Atualmente, a estrutura industrial solicita cada vez mais a participação do químico devido à maior procura de produtos cada vez mais sofisticados. Devido à preocupação ambiental ocorrida nos últimos anos, o químico assume papel importante nas áreas de Saneamento Ambiental, Tratamento de Efluentes Industriais e competência para avaliar e solucionar problemas de impactos ambientais.

Objetivos

O curso de Bacharelado em Química visa formar profissionais para atuar na indústria química e em laboratórios de pesquisa e de alta tecnologia, no desenvolvimento de novos processos e sistemas que possam ser capazes de produzir conhecimento e lidar com situações desafiadoras em relação ao objetivo a ser alcançado. Neste contexto, deseja-se que este profissional contemple os seguintes aspectos: O formando deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, com domínio das técnicas de utilização de laboratórios e preparação adequada à aplicação tecnológica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins.

Proposta

O novo cenário da produção no Sudoeste Paulista requer a formação de profissionais da área da química, este por sua vez deve contemplar em seu perfil além de forte embasamento conceitual, aspectos como, iniciativa, criatividade, adaptabilidade e empreendedorismo. Conhecimentos adequados sobre relações humanas, impactos tecnológicos no meio ambiente, mercado e finanças são hoje exigidos dos profissionais egressos dos Cursos de Química. Outro aspecto a ser destacado neste novo perfil profissional é a necessidade de ter desenvolvido o espírito crítico para perceber, interferir e modificar as questões prementes de nossa sociedade e, ao mesmo tempo, ser capaz de adaptar-se de forma responsável e rápida em diferentes funções e situações, praticadas em ambientes altamente dinâmicos.

Público Alvo

Egressos do ensino médio com vocação para ciências exatas ou com formação de cursos técnicos ligados à área de química.