Infraestrutura

O curso possui laboratórios para as disciplinas básicas como: anatomia, neuroanatomia, biologia, bioquímica, histologia e patologia, bem como laboratórios específicos para a Farmácia.

Mercado de Trabalho

Farmácia de Dispensação/Drogaria: O farmacêutico trabalha na informação e orientação ao paciente sobre o uso adequado do medicamento. A dispensação é a de maior relevância, uma vez que sua finalidade não é somente garantir o acesso ao medicamento, como também o acesso às informações que possibilitem melhorar seu processo de uso e adesão à farmacoterapia promovendo a atenção farmacêutica.

Farmácia de Manipulação: O farmacêutico trabalha com o preparo de medicamentos alopáticos, fitoterápicos e homeopáticos (todos específicos para um determinado paciente), sendo também responsável pelo seu controle de qualidade e pela atenção farmacêutica.

Farmácia Hospitalar: Nela o farmacêutico trabalha frente a diversos setores: Dispensação, Farmacologia Clínica, Farmacoepidemiologia, Nutrição Parenteral, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Farmacoeconomia e Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF).

Laboratório de Análises Clínicas: O farmacêutico trabalha frente a diversos setores clínicos, no diagnóstico e prevenção de doenças, podendo se especializar em um deles: Bioquímica clínica; Microbiologia clínica, Imunologia clínica, Parasitologia clínica, Hematologia clínica e Citologia.

Indústria: O farmacêutico trabalha em indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos, produtos domissanitários, veterinários e para saúde.

Bromatologia/Alimentos: O farmacêutico trabalha em laboratórios de análise de alimentos, atestando sua qualidade, também podendo trabalhar em indústrias como Kibon, Parmalat, Nestlé e outras.

Pesquisa científica: O farmacêutico tem a missão de descobrir novos alvos terapêuticos, e novos fármacos (via síntese orgânica ou de origem natural) com a finalidade de prevenir e tratar todos os tipos de doenças hoje existentes.

Perícia Criminal: O farmacêutico trabalha frente a possíveis crimes e óbitos, utilizando todos os seus conhecimentos, incluindo toxicologia, para desvendá-los.

Distribuição e Transporte: O farmacêutico atua na armazenagem, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos, farmoquímicos e para saúde no âmbito nacional e internacional.

Análises Toxicológicas: O farmacêutico trabalha na área de toxicologia ocupacional, ambiental e desportiva.

Resíduo e Gestão Ambiental: O farmacêutico trabalha na elaboração, implantação, coordenação e treinamento do plano de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde.

Acupuntura: O farmacêutico seleciona pontos de acupuntura e moxabustão para corrigir desequilíbrios energéticos do organismo Homeopatia: O farmacêutico manipula medicamentos homeopáticos.

Pesquisa Clínica: O farmacêutico trabalha com ensaios clínicos para identificar a segurança e eficácia dos medicamentos.

Saúde Pública: O farmacêutico responsável pelo gerenciamento da assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica e sanitária dentre outros serviços.

Fitoterapia: O farmacêutico é responsável por produtos fitoterápicos e no aconselhamento de uso de plantas medicinais.

Objetivos

Formar profissional com profundo conhecimento técnico da área, com habilidades para gerenciamento e atividades de lideranças impostas pela profissão.

Proposta

O curso de Farmácia da FAI se caracteriza por promover uma formação farmacêutica generalista, humanista, crítica e reflexiva, tendo como atribuições essenciais a promoção e a proteção da saúde humana, por meios de atividades relacionadas à fármacos, aos medicamentos e correlatos, às análises clínicas e toxicológicas, ao alimento e à saúde pública. Sendo assim, o egresso deverá ser um profissional com amplo conhecimento científico com capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, atuando como partícipe de equipe multi-profissional em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão. gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas.

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio e de cursos técnicos da área da saúde.