Infraestrutura

O curso possui laboratórios para as disciplinas básicas como: anatomia, neuroanatomia, biologia, bioquímica, histologia e patologia, bem como laboratórios específicos para a Fisioterapia. Além dos laboratórios os alunos do curso contam com uma biblioteca especializada com títulos para consulta e apoio didáticos as aulas teóricas e práticas.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta pode atuar em qualquer fase do desenvolvimento humano, desde o nascimento até a velhice, seja na prevenção, reabilitação ou remissão de acometimentos que reduzem a capacidade funcional do indivíduo. Tradicionalmente, o fisioterapeuta tem atuado na iniciativa privada em clínicas, consultórios, centros de reabilitação, hospitais e universidades. Ultimamente, verifica-se a adequação das instituições públicas de saúde em relação a presença obrigatória do serviço de fisioterapia, o que possibilita ao fisioterapeuta a escolha de ingressar na carreira pública, federal, estadual ou municipal, por meio de concursos para o preenchimento de vagas em hospitais e unidades básicas de saúde. O fisioterapeuta pode também seguir carreira acadêmica fazendo pós-graduação, mestrado e doutorado para atuar como pesquisador e/ou professor universitário.

Objetivos

Proporcionar ao aluno o domínio técnico-científico necessário ao desempenho da função de forma que tenha ainda uma formação humanista e reflexiva, atendendo a atual demanda de mercado.

Proposta

O Curso de Fisioterapia da FAI visa à graduação de um profissional com uma ampla e sólida formação universitária, oferecendo para isso um conteúdo curricular que contempla seis linhas específicas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais e Humanas; Conhecimentos Biotecnológicos, Conhecimentos Fisioterapêuticos, Estágios profissionais supervisionados e Iniciação científica.

Público Alvo

Egressos do Ensino Médio ou graduados em outros cursos técnicos ou superiores.