PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA


(PIBID) E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) – 2022-2024 CAPES/MEC


 

        Os Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residiência Pedagógica (PRP) são uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes ao nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos no valor atual de R$ 700 reais.

 

        Os programas mantêm um eixo comum de comprometimento com a qualidade do ensino em um processo intencional e articulado capaz de se retroalimentar, gerando um movimento progressivo de aperfeiçoamento da formação docente. Conquistamos neste período de vigência 2022-2024, 48 bolsas do PIBID e 30 do Residência Pedagógica. A possibilidade de bolsa não apenas incentiva o estudante a continuar na sua caminhada de formação cursando uma licenciatura, mas também retribui sua colaboração em programas que promovem o aprimoramento da formação inicial docente, diminuindo lacunas entre a teoria e prática. Ser professor e tornar-se educador é um processo que desde muito cedo os estudantes das licenciaturas da UNIFAI vão compreendendo ao participar dos programas PIBID e Residência Pedagógica.

 

        O objetivo desta edição do Programa PIBID e RP é o de estimular a interação entre o Licenciando e o Educador na Licenciatura, exercitando o seu processo de formação profissional através de núcleos multidisciplinares, ligadas ao subprojeto único que agrupa as licenciaturas de Educação Física, Ciências Biológicas e Pedagogia, estabelecidos tanto nas Redes Estadual quanto Municipal de Adamantina, Pacaembu, Lucélia, Flórida Paulista, Osvaldo Cruz. Além de impulsionar o graduando das Licenciaturas a estabelecer um diálogo mais profundo com os professores de cada área de Conhecimento. Realizando o elo entre a instituição de ensino superior e as demandas das atividades da escola segundo o projeto aprovado do PIBID e RP pela CAPES, o Bolsista de Iniciação à Docência tem o apoio concentrado do docente Coordenador de Área do seu Núcleo, recebendo orientações para melhor se adaptar ao futuro mercado de trabalho. Na escola esses estudantes têm o apoio e direcionamento das atividades pelo professor, supervisor (PIBID) e preceptor (RP). Nesta edição, o PIBID é direcionado aos estudantes na primeira metade de seus cursos, tendo como o objetivo de introduzi-lo no contexto prático escolar com grande destaque para o processo de ensino coletivo e interdisciplinar, compreendendo que a regência é apenas uma das múltiplas dimensões do ensino em uma escola, com demandas diversas que variam desde ações coletivas como projetos, reuniões de planejamento a ações de reflexão e análise de estatísticas escolares. Nesta etapa ela aprende a importância do trabalho coletivo. O programa Residência pedagógica se destina a graduandos da segunda metade de seus cursos de licenciatura e tem a dimensão da regência como destaque central. Ela faz parte de habilidades e competências que o futuro docente desde a formação inicial deve compreender não apenas a importância de dominar os conteúdos que leciona, mas também habilitar-se para os métodos de ensino-aprendizagem, tendo como foco o estudante como protagonista da prática educativa. Além disso, o graduando poderá mais claramente no final do seu curso investigar em sua prática de residente, a importância de se desvencilhar da formação unilateral cognitiva, pois o objetivo do ensino básico hoje transcende o foco na transmissão de conhecimento, mas focaliza na formação integral do indivíduo. Neste programa ele irá se preparar para compreender os procedimentos de intervenção possíveis pelo professor para formar para a vida, tendo em vista não apenas habilidades e competências cognitivas, mas também as socioemocionais.

 

        Após diversos desafios enfrentados pela educação brasileira e programas de incentivo à formação docente, o governo federal reafirmou a importância dessa iniciativa como forma de colaborar na qualificação dos futuros professores do país. O Centro Universitário de Adamantina atua com enorme responsabilidade de contrapartida para auxiliar no custeio do Programa.

 

Entre os objetivos do PIBID estão:

 

I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II - contribuir para a valorização do magistério;
III - elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V - incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI - contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

Entre os objetivos do PRP estão:

 

I - Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
II - Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
III - Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
IV - Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
V - Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

 

        As inscrições no PIBID são de fluxo contínuo tanto para supervisor quanto para estudante de graduação nas licenciaturas de Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas e podem ser feitas respondendo aos formulários nos links abaixo: Para professor de PIBID e PRP*

 

https://forms.gle/n3UF42ZAPoSkoe946

 

*Atentar para edital especifico

 

https://portal.unifai.com.br/portal/_arquivos/_itens_home/da9482bad0f4f049e76cdd55228ec78c.pdf

 

Para estudantes das licenciaturas acima mencionadas acesse o formulário e realize sua inscrição:

 

https://forms.gle/wwf2BoWius71e1jcA

 

Aguarde um e-mail que havendo vagas você receberá um e-mail em seu endereço eletrônico institucional.



PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNIFAI


2020-2022


Nesta proposta destacaremos os esforços envolvendo a sistematização técnica da vocação do futuro educador diante da responsabilidade a ser conferida para o seu papel-função na sociedade. Por tal razão, o perfil do futuro licenciado dependerá das condições técnicas oferecidas pelo Projeto Institucional diante das funções a serem exercitadas por um Residente na fase de trabalho de campo na Residência Pedagógica. Nestes pressupostos inseriremos o papel da motivação para a constituição progressiva de sua vocação e a se tornar consistente pelo acompanhamento do Projeto pelo Coordenador Institucional. Este diferencial será didaticamente revisto durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica pelo Docente Orientador, por estar ligado às formulações das ações e pelo Professor Preceptor, acompanhando o Estágio Supervisionado e tendo estas condições de reavaliar o Estágio e por qual horizonte didático se projetaria a habilitação do Bolsista Residente. As diretrizes para solidificação do papel-função do Bolsista Residente emanarão de estudos em grupo a serem realizados pelo Docente Orientador, Preceptor e Bolsistas Residentes diante da Base Nacional de Conteúdos Curriculares. A projeção da Neurociência, terá de projetar um espaço técnico-pedagógico capaz de envolver todos os itens estruturadores do Programa Residência Pedagógica, incluindo até o Docente Orientador, a ser considerado imprescindível e tendo de atuar enquanto âncora do conjunto das ações a serem desenvolvidas nos núcleos multidisciplinares e acompanhando a dinâmica dos modelos de registro de Estágio Supervisionado e se eles merecem alguma sugestão de alteração, fato a ser discutido com os Professores de Didática e Prática de Ensino. As modelagens do comportamento do Bolsista Residente será embasada por um conjunto de fatores didaticamente estabelecidos para ser permitido, no final do Programa Residência Pedagógica, obterem-se condições efetivas de avaliação do Bolsista Residente, fato a ser evidenciado quando ele adentrar a fase de Socialização do Conhecimento e expondo se o Projeto Político Pedagógico da Escola realmente se integrou com as diretrizes BNCC na dinâmica das ações formuladas para o seu núcleo multidisciplinar. Este pormenor terá relevância para a depuração do desempenho intelectual e técnico do Bolsista Residente durante as execuções das ações. Pelo Projeto contendo a Educação Básica alinhada por diretrizes da BNCC, teremos condições pedagógicas de contribuir para a futura melhoria da metamorfose da unidade didática num experimento, cuja essência tornaria a Inteligência do Bolsista Residente e do aluno das Redes Estaduais e Municipais ainda mais motivadas para vencer as barreiras interceptadoras da projeção da Intuição.

Prof. Dr. Wendel Cleber Soares
Coordenador Institucional



PIBID – 2018-2020 CAPES/MEC


Iniciamos no dia 01 de agosto de 2018 mais um Programa PIBID, desta vez correspondente ao período 2018-2020!

 

O objetivo do novo Programa PIBID será o de estimular a interação entre o Licenciando e o Educador na Licenciatura, exercitando o seu processo de formação profissional através de núcleos multidisciplinares estabelecidos tanto nas Redes Estadual quanto Municipal de Adamantina, Pacaembu, Flórida Paulista, Lucélia e Osvaldo Cruz. Além de impulsionar o graduando das Licenciaturas a estabelecer um diálogo mais profundo com os professores de cada área de Conhecimento, terá o Bolsista de Iniciação à Docência apoio concentrado do Coordenador de Área do seu Núcleo, recebendo orientações para melhor se adaptar ao futuro mercado de trabalho.

 

Trata-se de um novo tipo de colaboração do Estado, através do Ministério da Educação e Cultura, visando propor ações destinadas à aceleração da aprendizagem e melhores desempenhos quanto ao aspecto de manipulação multidisciplinar do Conhecimento.

 

Nesta nova fase do Programa PIBID o Centro Universitário de Adamantina atuará com enorme responsabilidade de contrapartida para auxiliar no custeio do Programa. Vale a ressalta de ser o novo Programa PIBID-2018-2020 direcionado aos acadêmicos integrados do início ao meio do Curso e cabendo a ele a continuidade de ser Bolsista dentro do Programa Residência Pedagógica, recém instalado para dinamizar o desempenho do antigo PIBID/CAPES.

 

A integração entre o Centro Universitário de Adamantina e os órgãos dirigentes das Redes Estadual e Municipal de Ensino ocorrerá de modo diferente a partir deste novo Programa, pois está em ação a Plataforma Freire, coordenada pela CAPES, para supervisionar o desempenho dos Núcleos Multidisciplinares na Região de Adamantina. Tem o Bolsista de cada núcleo multidisciplinar o direito a uma Bolsa de Estudos e para intensificar o processo de formação docente, através de orientações e exercícios propostos aos licenciandos, Professores das Redes Municipais e Estaduais de Adamantina participam também enquanto Bolsistas enquadrados na função de Supervisores.

 

Inserindo o conceito de produtividade nas ações a serem polarizadas nas Experiências Didáticas, o PIBID 2018-2020 contabiliza ações em 9 Núcleos distribuídos em 8 Escolas, 3 Coordenadores de Área e 9 Professores- Supervisores da Rede Estadual e Municipal e atuando na Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, num total geral de 72 Bolsistas de Iniciação à Docência.

 

Sejam todos os Bolsistas bem-vindos ao novo Programa PIBID,Coordenadores dos NÚCLEOS MULTIDISCIPLINARES, Bolsistas de Iniciação à Docência e Professores supervisores da Rede Estadual e Municipal de Adamantina! Lutamos por um futuro melhor para a sociedade brasileira através da integração cada vez mais consistente do PIBID às novas disposições estabelecidas para a Educação Básica!

Prof. Dr. Orlando Antunes Batista
Coordenador Institucional