CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

UniFAI, APAE e Secretaria de Educação de Adamantina promovem I Diálogos Interdisciplinares

O evento foi realizado na última quarta-feira, 03, no campus II da UniFAI

Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019

Por Jesana Lima

Prof. Dr. Fabio Botteon ministrando no I Diálogos Interdisciplinares
Foto de Celso Sato

Na última quarta-feira, 03, a Secretaria de Educação do Município de Adamantina em parceria com a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Adamantina  e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), promoveram o I Diálogos Interdisciplinares.

 

O evento foi realizado no auditório Miguel Reale no campus II e teve como intuito proporcionar aos docentes da Rede Municipal de Ensino e convidados, a oportunidade de avaliar, discutir e propor estratégias para minimizar os impactos escolares com deficiências no município de Adamantina.

 

A priori, o Prof. Me. Dr. César Marinho, médico pediatra e docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, proferiu a apresentação “Deficiências em Escolares no Município de Adamantina  - Determinantes Clínicos e Evolutivos” onde fez uma retrospectiva da história das deficiências transpondo para os dias atuais realizando algumas reflexões sobre acertos e erros do passado que não podemos repetir na contemporaneidade.

 

Marinho relatou o número de escolares do Município de Adamantina e suas respectivas deficiências de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Educação, explanando sobre as principais deficiências encontradas no Município dando ênfase ao Transtorno do Espectro Autista.

 

Na sequência o vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães ministrou uma palestra intitulada “Entre sonhos e o desafio de ser educador”.

 

“A palestra falou sobre a relação existente entre o sonho e os desafios, pois, nossos sonhos nos movimentam para as conquistas e quando aborto um sonho ou não me permito vivê-lo devido aos desafios eu morro profissionalmente. Porém, quando uso meus recursos internos e enfrento os desafios eu supero e venço!”, explicou Botteon.

 

Após as exposições uma mesa redonda foi realizada com toda Equipe Interdisciplinar da APAE de Adamantina e a participação de todos os professores onde discutiram e propuseram metas para a melhor assistência educacional e diagnóstico de crianças com deficiências.