CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

Apae de Adamantina promove Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Objetivo do evento é alertar sobre os sintomas que podem ser suspeitos de autismo em crianças; FAI apoia ação

Quarta-Feira, 2 de Abril de 2014

Por Daniel Torres de Albuquerque e Priscila Caldeira

Equipe multiprofissional da Apae realiza atendimento especial a portadores de autismo em Adamantina
Foto de Arquivo pessoal

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) promoveu nesta quarta-feira, 2, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A equipe da instituição esteve nas ruas do centro da cidade e em visita às instituições públicas e privadas que atendem crianças.

“O grande objetivo é alertar as pessoas para enxergar sintomas que podem ser suspeitos de autismo como fatores ligados à sociabilidade e à comunicação. São crianças que dificilmente se socializam, não interagem com outras crianças e têm atrasos na aquisição da linguagem, comunicação e verbalização”, relatou o coordenador técnico do Ambulatório de Reabilitação Global da Apae de Adamantina, pediatra César Antonio Franco Marinho, que também é professor nas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

O evento é marcado pela cor azul que, segundo Marinho, foi escolhida porque quatro em cada cinco crianças atingidas pelo autismo são meninos.

Atualmente a Apae de Adamantina atende 26 pessoas com o transtorno, sendo que 16 em salas de aulas e dez no ambulatório, fazendo parte da intervenção precoce.

“As consultas são pré-agendadas e lá temos atendimento multidisciplinar. O diagnóstico não é só exclusivamente médico. Eu sou médico pediatra, temos neurologistas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, equipe de enfermagem, assistentes sociais e essa equipe multiprofissional vai fazer a avaliação com a criança a fim de efetivar esse diagnóstico”, afirmou o pediatra.

A Apae de Adamantina atende na Rua Tsunekishi Sakai, 136, Vila Joaquina, de segunda a sexta-feira das 7h às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3521-2933 e 3521-3340.