CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

Seminário debate a relação entre TDAH e a dificuldade de aprendizagem neste sábado na FAI

Objetivo do tema é proporcionar orientações para pedagogos, psicólogos, pais e alunos

Sexta-Feira, 28 de Março de 2014

Por Daniel Torres de Albuquerque

Profª. Drª. Agostinha Mariana Costa de Almeida, docente da FAI, deve ministrar palestra sobre o tema; inscrição custa apenas um quilo de alimento não perecível
Foto de Daniel Torres

Numa parceria com o Instituto Apoio Social (IAS), de Araçatuba, as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizam neste sábado, 29, das 9h às 12 horas, o seminário “A interface entre TDAH e a dificuldade de aprendizagem”.

O evento, a ser realizado no Auditório Miguel Reale, no Campus II, terá como palestrante a psicóloga Profª. Drª. Agostinha Mariana Costa de Almeida, docente da FAI e doutora em neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo os organizadores do seminário, o objetivo do tema é proporcionar esclarecimentos e orientações para profissionais na área pedagógica, psicológica, pais e alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“Se [o TDAH] não for detectado e não passar por um tratamento adequado, a criança passa a ter problema de dislexia, que prejudica a aprendizagem da leitura e da escrita e também de discalculia, que prejudica a aprendizagem da matemática”, alertou Noriko Saito, representante do IAS em Adamantina e organizadora do seminário.

A partir da parceria com a FAI, o Instituto de Assistência Social de Araçatuba em Adamantina tem realizado palestras de conscientização dessa doença e pretende, em breve, organizar uma clínica especializada em TDAH com a participação de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e fisioterapeutas.

“E a FAI também está tentando uma parceria com o governo por meio de projetos a serem aprovados para que possamos receber recursos para montar essa clínica”, complementou Noriko Saito.

Para fazer a inscrição, basta levar ao local da palestra um quilo de alimento não perecível. Ao final do evento será expedido certificado de participação.

Mais informações pelo telefone (18) 3502-7010 ou pelo hotsite.