CENTRAL DE NOTÍCIAS DA FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (www.fai.com.br)

Excursão de Geociências leva alunos de Engenharia Ambiental a estudo de campo

Objetivo da viagem é estudar as formações geológicas do estado de São Paulo

Segunda-Feira, 9 de Setembro de 2013

Por Daniel Torres de Albuquerque

Excursão de Geociências leva alunos de Engenharia Ambiental a estudo de campo
Foto de Arquivo pessoal

Alunos do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizaram na semana passada a 6ª Excursão de Geociências.

O objetivo da viagem é estudar as formações geológicas do estado de São Paulo, principalmente o arenito do grupo bauru no planalto ocidental paulista e o basalto de cuestas basálticas.

“Esta é uma oportunidade em que os alunos observam também os relevos, solos, hidrografia, vegetação, danos ambientais urbanos e rurais”, observou o professor José Aparecido dos Santos, um dos coordenadores da excursão.

Os pontos de estudo ficaram concentrados nas serras de Quintana e Pompeia, e nas áreas de nascentes dos rios Aguapeí (Feio) e Peixe, em Garça. “Depois, em Bauru, pudemos observar danos ambientais urbanos, numa das maiores erosões urbanas do país. Lá deu-se ênfase nas voçorocas que surgem na área urbana e que tornam Bauru a capital das erosões do Brasil”, comentou Santos.

Já em Brotas, na região central do estado, os alunos verificaram o afloramento da rocha de basalto e o relevo de cuesta. Outro aspecto enfatizado em Brotas foi o ecoturismo. “A turma foi recebida por um funcionário da Secretaria do Meio Ambiente, que concedeu uma palestra sobre como Brotas se tornou uma referência do ecoturismo no Brasil”, emendou o professor.

A excursão didática já é tradição da disciplina de Geologia Aplicada do curso de Engenharia Ambiental da FAI. Aproximadamente 30 pessoas, entre alunos e professores, participaram da viagem.