Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




Psicologia da Saúde
Procedimentos p/ realização

Para a realização dos estágios são realizados contatos com instituições públicas e privadas, estabelecendo-se parcerias com a FAI, as quais são oficializadas conforme a legislação de estágios em vigor (Lei nº 6.494/77 e Decreto nº 87.497/82, entre outros), sendo assinado entre as partes um Termo de Cooperação para realização de estágio curricular.

As atividades práticas são realizadas nas instituições parceiras (concedentes de estágio) e as supervisões de estágio, no mínimo semanais, ocorrem no Núcleo de Psicologia e/ou em outras dependências das Faculdades Adamantinenses Integradas (espaço propiciado pela interveniente-FAI). Todos os alunos encontram-se segurados contra acidentes pessoais e são orientados quanto a importância da atualização das vacinas, sendo estas obrigatórias quando o estágio se realiza em estabelecimentos de risco à saúde.

Quando do início do semestre letivo, após publicação do cronograma semestral dos estágios, é realizada a atribuição dos alunos/supervisores/dias/horários e locais de supervisão, via seleção para alunos que estão iniciando na área de estágio e via confirmação de atribuições ou seleção para alunos que estão dando continuidade a estágios na mesma área.

Na primeira supervisão são realizadas as orientações fundamentais mínimas sobre como se processa o estágio, objetivos, dinâmica e funcionamento das supervisões, critérios de avaliação, orientações gerais quanto a aspectos administrativos, teóricos, técnicos e éticos, verificando o supervisor a alocação dos estagiários nas instituições parceiras.

No caso do aluno ser alocado em instituições com as quais a FAI já mantém parceria, o supervisor comunica a secretaria do NUPFAI, através do formulário Indicação de alunos em instituições parceiras, as informações sobre os alunos e atualizações necessárias de dados da instituição para que seja providenciada a documentação Termo de Compromisso de Estágio. No caso de haver nova indicação de instituição para parceria, os dados da mesma deverão ser comunicados pelo supervisor a secretaria, através do formulárioIndicação de novas instituições para termo de cooperação para que sejam tomadas as providencias necessárias para formalizar a parceria e regularizar o estágio dos alunos. Quando da necessidade de novas parcerias, sem indicações específicas, deve ser comunicada a coordenação do NUPFAI, a qual deverá tomar providências para a abertura de novos campos de estágio.

Após a confecção, assinatura e arquivo dos termos de compromisso de estágios por todas as partes envolvidas no estágio: instituição concedente, estagiário e instituição interveniente, estando regularizadas e comprovadas as situações de seguro contra acidentes pessoais e atualização de vacinas, estas últimas obrigatórias quando em situações de exposição a riscos a saúde, o aluno deve também entregar à secretária termo de responsabilidade referente as áreas em que fará estágio no semestre letivo.

Após a oficialização do estágio, a qual é realizada mediante a entrega dos documentos citados acima, o aluno fica autorizado, mediante liberação do supervisor, a iniciar as atividades no local de estágio que lhe foi destinado. Para tanto, receberá da secretaria do NUPFAI uma ficha de controle de horas de estágio, a qual fica sob sua total responsabilidade e deverá ser assinada pelo responsável no local de desenvolvimento das atividades de estágio e acompanhada pelo supervisor. Receberá também um crachá de identificação como estagiário do curso de psicologia, com foto e data de validade.

Após, no máximo, um mês de ter iniciado as atividades práticas, o aluno/estagiário deverá entregar na secretária uma cópia de seu plano de estágio confeccionado sob a orientação do supervisor e devidamente assinado por ambos.

Em data estabelecida pelo supervisor, em consonância com o cronograma geral do NUPFAI, o estagiário deverá entregar ao supervisor a ficha de controle de horas de estágio assinada e carimbada também pelo representante da instituição concedente de estágio e o seu relatório de estágio, em duas vias, devidamente datado e assinado. A ficha e o relatório deverão ser avaliados pelo supervisor acadêmico, o qual após concluir sua avaliação do estagiário, os entregará a secretaria do NUPFAI, devidamente assinados, juntamente com aficha de avaliação qualitativa e conceitual do aluno.

Considerando que o estagiário é representante de uma classe profissional, o mesmo deve zelar por sua imagem e posição, e está sujeito ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, assim como ao Regulamento de estágios do curso de Psicologia da FAIRegimento interno e Normas de funcionamento do NUPFAI.

A coordenação do NUPFAI deve acompanhar a realização dos estágios, sendo as situações diferenciadas levadas à discussão e decisão no Conselho Deliberativo.

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados