Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

José Pedro Forghieri Ruete: Presença e participação efetiva na História da UniFAI
Biomédico está no quadro docente da UniFAI desde 2 de março de 1981
Quarta-Feira, 20 de Abril de 2022
por Sérgio Barbosa
O biomédico Prof. Esp. José Pedro Forghieri Ruete está no quadro docente da UniFAI desde 2 de março de 1981
foto de Arquivo Pessoal

Deve-se considerar que escrever sobre fatos que ocorreram no passado, bem como, que continuam fazendo parte do presente, não é uma tarefa fácil.

Entretanto, os desafios existem para serem superados, tendo em vista que o universo conspira contra o tempo, todavia, neste caso em especial, trata-se de um professor mais do que especial, haja vista que o mesmo está no quadro docente desde 2 de março de 1981.

Portanto, registrar quatro décadas de atividades neste texto é uma missão “impossível”, porém, existem outras possibilidades para escrever sobre o Prof. Esp. José Pedro Forghieri Ruete, ou seja, abordando o outro lado do conhecido “Pedrão” e suas andanças nos câmpus do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e atividades profissionais no mercado local e regional.

Casado com a Prof.ª Ma. Regina Ruete e pais dos filhos Eder e Pedro Henrique, ainda, avós do Henrique, Iria (homenagem à avó paterna) e José Pedro (homenagem ao avô paterno).

Nesse contexto familiar, pode-se considerar que a missão do casal, ou seja, Pedro e Regina, está de acordo com o planejado desde a chegada em Adamantina no ano de 1980.

Também, não tem como deixar de lado que “Pedrão” esteve em diversas etapas que envolveram a instituição por meio das antigas Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (FAFIA), Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO), Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) e, agora, Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).

Nesse cenário institucional, a trajetória de José Pedro sempre esteve em conexão com as atividades desenvolvidas nas áreas das Ciências Biológicas e Biomédicas na área acadêmica e atuando como profissional no mercado.

Do tempo da FEO

Diplomado em Ciências Biomédicas com o registro, a saber, CRDM 01/109 pela Escola Paulista de Medicina e com quatro certificações para atuar como professor, “Pedrão” está mais do que habilitado para ocupar e desenvolver atividades afins a formação acadêmica.

Dos tempos da FEO, quando ocupou o cargo de diretor em uma gestão difícil, todavia, desafiadora para José Pedro que sempre buscou estar além dos problemas daqueles anos.

Lembrou do saudoso prefeito Sérgio Seixas, pois ele abriu as portas na Instituição e acreditou na sua competência profissional e qualificação para superar os obstáculos, também, “Pedrão” destacou o apoio sempre presente na sua trajetória como docente, dos professores Gilson João Parisoto e Augusto Spada (in memoriam).

Quanto ao Prof. Dr. Gilson, “Pedrão” destaca que Parisoto continua sendo até os dias de hoje uma referência, considerando o avanço e consolidação institucional da UniFAI.

A história destes últimos 40 anos da Instituição tem como testemunha ocular José Pedro Forghieri Ruete. Desta forma, tal registro deve fazer parte da memória histórica da UniFAI.

Ave, José Pedro Forghieri Ruete (Pedrão) e Regina Ruete!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados