Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

UniFAI retoma contato com a Cátedra Unesco/Metodista
Em reunião ficou acertada uma parceria entre a Rádio Cultura FM e a Cátedra Unesco/Metodista com o objetivo de divulgar as ações patrocinadas pelo órgão em níveis nacional e internacional
Terça-Feira, 8 de Março de 2022
por Da Redação
O Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho é titular da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
foto de Arquivo Pessoal

Em tempo de pandemia e retomada das atividades presencias na área acadêmica, ainda, em nível nacional e até mesmo internacional, torna-se fundamental a busca por parcerias, convênios e projetos diversos.

Nesta perspectiva visando estar em conexão com o desenvolvimento institucional por meio de ações focadas nas áreas afins aos objetivos acadêmicos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), foi retomado o contato com a Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Parcerias realizadas

Entre os anos de 1998 e 2008, na gestão do Prof. Dr. Gilson João Parisoto, ocorreram no Câmpus da UniFAI, oito eventos com iniciativa da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional com promoção e execução da UniFAI.

De acordo com o Prof. Me. Sérgio Barbosa, coordenador executivo desses eventos realizados, “deve-se destacar que a FAI, hoje, UniFAI, alcançou uma projeção em nível internacional, fortalecendo a imagem da Instituição no cenário acadêmico junto com outras universidades do país e do exterior”.

Neste contexto, torna-se importante a formalização de parcerias para o fortalecimento da proposta universitária nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Pauta com titular da Cátedra

A reunião ocorreu no dia 4 de março por meio da plataforma Google Meet, assim, participou como representante da UniFAI o Prof. Me. Sérgio Barbosa, coordenador do Projeto de Revitalização e Profissionalização da Rádio Cultura FM e o Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho, semioticista, pós-doutor pela Université Paris 1 - Sorbonne, na França, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), titular da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), líder do grupo de pesquisa Semio Humanitas do PPGCOM/Umesp, membro do Conselho Editorial da Revista Hermès - CNRS - França, membro da Orbicom (Rede das Cátedras Unesco de Comunicação), membro do Comitê Científico da Orbicom, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo.

Nesta reunião, acertou-se de comum acordo uma próxima reunião a ser agendada entre o Prof. Roberto e o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, para novas propostas envolvendo as respectivas instituições.

Cátedra Unesco e Cultura FM

Entretanto, nesta reunião com o Prof. Sérgio, ficou acertada uma parceria entre a Rádio Cultura FM e a Cátedra Unesco/Metodista com o objetivo de divulgação na programação das ações patrocinadas pela Cátedra em níveis nacional e internacional.

Também, a possibilidade de inserir a Cultura FM, por ser uma emissora educativa, em outras parcerias em nível internacional, fortalecendo a proposta de revitalização e profissionalização da rádio.

De início, está autorizada a utilização da logomarca da Cátedra Unesco/Metodista nas atividades desenvolvidas pela Cultura FM quanto à divulgação, produção e programação.

Para o Prof. Roberto, titular da Cátedra, “tais parcerias vêm de encontro com a proposta da Cátedra, ainda mais com o histórico que a UniFAI possui na promoção e execução dos eventos realizados no Câmpus da Instituição”.

Assim, pode-se registrar que, daqui para frente, existem diversas possibilidades de parceria, haja vista a chancela mediada pelas ações da Cátedra Unesco e focadas nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Projeto Editorial

Segundo o Prof. Sérgio, também, “acertou-se previamente a publicação de um e-book (livro digital) com artigos diversos escritos pelos docentes da UniFAI, Cátedra Unesco e Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo para o segundo semestre deste ano”.

Neste projeto redatorial-acadêmico, a organização do material está sob a responsabilidade editorial do Prof. Sérgio Barbosa como representante da UniFAI e do Prof. Roberto, representando a Cátedra Unesco/Metodista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados