Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

“Estudar Biologia é essencialmente aprender a pensar a vida”, declara professora
Para a Prof.ª Dra. Alessandra Santos, o curso de Ciências Biológicas da UniFAI dá elementos essenciais para inserir o licenciando no mercado de trabalho; inscrições no Vestibular 2022 seguem até o dia 21
Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022
por Prof. Me. João Paulo Gelamos - Colaborou: Daniel Torres de Albuquerque
Para a Prof.ª Dra. Alessandra Santos, o curso de Ciências Biológicas da UniFAI dá elementos essenciais para inserir o licenciando no mercado de trabalho; inscrições no Vestibular 2022 seguem até o dia 21
foto de Arquivo Pessoal

Os momentos que vivemos provocam medo do incerto. É nesse cenário que os jovens precisam decidir-se por uma profissão em grande parte com função de auxiliar no sustento de, ao menos, parte da família. Nesse contexto, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas promove a possibilidade de o ser humano rever seus conceitos frente à sua relação com o ambiente que o rodeia e produzir conhecimento sobre o conteúdo mais intrigante da Terra, a vida.

“Para mim, ter me tornado professora de Biologia, mais do que os títulos que angariei ao longo desses anos, representa a chance de revelar a aplicabilidade do conhecimento produzido ao longo de séculos por pessoas dedicadas a tornar esse mundo melhor. Estudar Biologia é essencialmente aprender a pensar a vida, logo a vida que é nosso bem maior!”, destacou a Prof.ª Dra. Alessandra Aparecida dos Santos, ao dizer que, como professora de Ensino Básico e Superior, consegue ver a educação de forma mais ampla.

“Há muitos caminhos pelos quais o conhecimento leva o ser humano. No caso das Ciências Biológicas, eles são sempre encantadores e úteis ao mesmo tempo. Ainda assim, lidar com turmas e mais turmas de estudantes ansiosos por exporem suas emoções e pensamentos não é simples e o profissional que intenta atingir sua meta como educador precisa sim de uma especificidade que só um curso de licenciatura pode oferecer. Ao longo desses 12 anos como professora, pude notar que há muitos profissionais que precisam perceber a necessidade de ver o Humano e suas potencialidades de aprendizagem quando ele inicia o desafio de se desenvolver em qualquer que seja o tipo de conhecimento”, prosseguiu.

Segundo a professora Alessandra, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) proporciona elementos essenciais para inserir o licenciando nas demandas do mercado de trabalho. Entre eles está a oferta de excelente infraestrutura que permite as aulas práticas para consolidação de conhecimento; o recurso humano de alto nível, através de professores mestres e doutores que podem compartilhar sua vasta experiência na produção de conhecimento e ensino; na possibilidade de participação em projetos de extensão, aulas em campo e programas de incentivo ao ensino como residência pedagógica, que promove a imersão do licenciando às peculiaridades do magistério na atualidade.

Possibilidades financeiras

Além de extremamente satisfatório poder conferir a evolução das pessoas ao longo de sua vivência escolar, ser educador hoje envolve aproveitar oportunidade única, uma vez que a demanda por profissionais cresceu muito, sendo cada vez maior o número de professores para atender às mudanças do ensino básico no estado de São Paulo.

Outro fator de destaque é que os salários são atrativos ao ingressante com, atualmente, a possibilidade de aumentos salariais ainda maiores para 2022, além de consideradas as gratificações para trabalho em escolas que aderiram ao programa de ensino integral em que o profissional recebe 75 % a mais de seu salário base. Escolas essas que estão sendo implementadas em todo estado, inclusive em nossa região.

Biologia e bacharelado

Encontra-se em andamento um dos concursos mais desejados por um bacharel em Ciências Biológicas, o de analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Além dessa Instituição tão respeitável, as possibilidades de desempenho profissional altamente remunerado na área de bacharelado em Ciências Biológicas são tão amplas quanto se possa imaginar a exemplos como licenciamento ambiental, análises clínicas, Bioinformática, Biomonitoramento, Biorremediação; Controle de Vetores e Pragas entre outra tantas (para saber mais acesse o site do CRBio-01).

“Para mim, ser professora envolve ser também educadora de mentes, orientando-as para as tantas possibilidades de caminhos a seguir nas quais o protagonista é sempre o estudante”, concluiu Alessandra Santos.

Vestibular UniFAI 2022

A UniFAI segue até 21 de janeiro com inscrições abertas para a 3ª edição do Vestibular Geral 2022, que traz oportunidades de vagas remanescentes em cursos de graduação em Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia da Instituição. Há vagas para Ciências Biológicas.

E o melhor: as inscrições pelo hotsite são gratuitas, não haverá provas presenciais e a classificação se dará por meio de análise do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, Certificação do Ensino Médio via Encceja ou notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os resultados e a classificação serão divulgados no dia 27 de janeiro também no hotsite. As matrículas dos aprovados serão realizadas de 1º a 4 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas na Secretaria do Câmpus I (rua Nove de Julho, 730) ou pelo e-mail matricula@fai.com.br.

No ato da matrícula o candidato deverá ter em mãos, em duas vias, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, o Histórico Escolar do Ensino Médio, a Cédula de Identidade (RG), a Certidão de Nascimento e/ou Casamento, o CPF e uma via do candidato, além de uma foto 3x4 recente.

Não perca essa chance de ingressar no Ensino Superior e alavancar a sua vida profissional!

Mais informações estão disponíveis no edital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados