Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Professora de Psicologia da UniFAI publica capítulo de livro sobre Educação Especial
Maria de Fátima Belancieri também publica artigo teórico em coautoria com orientando Felipe da Silva Bazilio sobre os sonhos na Clínica Fenomenológico-Existencial
Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2021
por Priscila Caldeira
Autoras do capítulo de livro sobre Educação Especial
foto de Arquivo Pessoal

A professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Drª Maria de Fátima Belancieri, teve o capítulo de livro intitulado: “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: as políticas públicas sob a ótica dos professores do ensino fundamental”, publicado no site da Cultura Acadêmica.

 

O lançamento dos “Cadernos de Docência na Educação Básica VIII – Tendências e Inovações Educacionais” ocorreu no último dia 22, no canal do Youtube da editora.

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Prof.ª Maria de Fátima produziu o capítulo em coautoria com Gislaine Ferreira Menino-Mencia, doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru, e Vera Lucia Messias Fialho Capellini, doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFscar) e vice-diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

Para as autoras, embora se tenha alcançado avanços na implementação da Educação Inclusiva, no tocante ao acesso e permanência, ainda há um longo caminho a trilhar. É preciso maior investimento na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, para uma prática pedagógica, de fato, inclusiva.

 

“Ficou claro neste capítulo a necessidade de políticas públicas que atendam a todos os alunos sem distinção, que, para além de garantir os direitos das pessoas com deficiência, garanta que as Leis sejam cumpridas no contexto diário das escolas e salas de aula”, afirma a docente.

 

O livro está disponível gratuitamente no site da Cultura Acadêmica.

 

 

Publicação com estudante de Psicologia

 

A Prof.ª Maria de Fátima também registra participação na escrita do livro: “A Pesquisa em Psicologia: Contribuições para o Debate Metodológico”. Em coautoria com o estudante Felipe da Silva Bazilio, orientando do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escreveram o capítulo: “A compreensão dos sonhos na Clínica Fenomenológico-Existencial: um estudo teórico”.

 

A publicação integra uma coletânea de 27 artigos e está disponível aqui

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados