Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Projeto de Extensão em Equoterapia da UniFAI retoma atendimentos com respeito às normas sanitárias
Ao ar livre, atividades ocorrem semanalmente com um número reduzido de alunos e praticantes e uso de máscaras de proteção facial
Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020
por Priscila Caldeira
Projeto de Extensão em Equoterapia abrange atuação multiprofissional
foto de Arquivo Pessoal

O projeto de Equoterapia desenvolvido pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Polo de Atividades Integradas (PAI/Nosso Lar), retomou suas atividades em julho na chácara da APAE de Adamantina, em conformidade às recomendações sanitárias exigidas diante da pandemia de Covid-19, após interrupção na metade do mês de março.

 

“A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”, explica o coordenador de Projetos de Extensão de Biológicas e Saúde, Prof. Me. Matheus Campos Garcia Parra.

 

Ao ar livre, os atendimentos ocorrem semanalmente com um número reduzido de alunos e praticantes, que fazem a utilização de máscaras de proteção facial, álcool em gel 70% e cumprem o distanciamento social.

 

“A prática de Equoterapia é realizada junto à natureza. Mesmo assim, os atendimentos cumprem as normas sanitárias e o agendamento dos praticantes é feito de hora em hora para não ocorrer aglomerações e dar tempo de fazer a higienização dos equipamentos de montaria”, afirma o professor Matheus.

 

De acordo com o docente, o projeto visa devolver as capacidades específicas de cada praticante, por meio da estimulação dos sentidos, percepção, integração social e com o meio ambiente, “além da lateralidade, esquema corporal, respeito, regras e limites, sistema motor e físico, psíquico, educacional, respiratório, equilíbrio, coordenação, sistema tônico postural, hipertonias [aumento da tensão de um órgão], dentre outros”.

 

Além da participação dos alunos do último ano do curso de Fisioterapia, o projeto de extensão em Equoterapia da UniFAI conta com os estudantes de Medicina Veterinária, que avaliam e tratam a saúde dos animais utilizados na prática com a supervisão de professores. 

 

“Este projeto abrange uma área multiprofissional como a Psicologia, Educação Física, Nutrição, Pedagogia e Medicina”, relata.

 

Os atendimentos são realizados às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30; quintas-feiras, das 7h30 às 11h30; sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e, aos sábados, das 7h30 às 11h30.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados