Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Endo-Day reuniu endodontistas renomados na UniFAI
Evento, vinculado Pró-reitoria de Extensão, registrou a presença de 200 inscritos de Adamantina e região
Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019
por Priscila Caldeira
Aluno e docentes do curso recepcionaram palestrantes do Endo-Day
foto de Arquivo Pessoal

Durante a última sexta-feira, 09, alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e profissionais de Adamantina e região participaram da 1ª  edição do Endo-Day, o dia voltado para aprofundar conhecimentos da especialidade de Endodontia, área da Odontologia que trata internamente os dentes.

 

O evento, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, contou com profissionais renomados e foi realizado no auditório Miguel Reale, Câmpus II, com a presença de 200 inscritos.

 

“Esse evento tem grande importância não só para os alunos, mas é uma oportunidade única para ex-alunos, dentistas da cidade e da região, pois se conseguiu reunir os maiores nomes da endodontia do país na UniFAI graças à iniciativa do Bruno Macorini, aluno do 8º termo de Odontologia”, apontou a coordenadora do curso de Odontologia, Profª Drª Elaine Conti.

 

A docente agradeceu ao idealizador do evento, aos palestrantes, à pró-reitoria de Extensão e à reitoria.

 

“Gostaria de agradecer o Bruno, que não mediu esforços para que este evento acontecesse e aos palestrantes que se disponibilizaram em vir a Adamantina para enriquecer nosso conhecimento a respeito da Endodontia. Agradeço o apoio da pró-reitoria de Extensão (Prof. Dr. Vagner Oliveira) e também ao reitor (Paulo Sergio da Silva), que também permitiu que ocorresse”, afirmou.

 

 

Profissionais renomados

 

De acordo com o estudante Bruno Macorini, o planejamento do Endo-Day teve início a partir da ideia de homenagear o Prof. Dr. Fábio Tobias Perassi, docente titular da disciplina de Endodontia na UniFAI.

 

“Comecei a planejar o evento como forma de reconhecimento do trabalho do professor Fábio na instituição, um dos docentes que fundaram a disciplina de Endodontia na então FAI [Faculdades Adamantinenses Integradas]. Foi criado o projeto de um dia todo para essa especialidade. Para convidar os palestrantes começamos a usar contatos que já tínhamos. No caso do professor Machado fiz o convite por conhecê-lo na execução do Doutores Sem Fronteiras na Amazônia”, detalhou.

 

Formada pelos profissionais José Burgos Ponce (docente do curso de Medicina da UniFAI), Manoel Eduardo de Lima Machado, Carlos Eduardo da Silveira Bueno, Ângelo Freire e Fábio Tobias Perassi, o Endo-Day teve 12 horas de duração.

 

“Foi para nós uma honra ter essa grade, com Burgos, professor Machado, Prof. Bueno e Ângelo Freire e, no fechamento, o Prof. Fábio Perassi, que fundou a disciplina de endodontia na então FAI”, disse.

 

Conforme o estudante, a ideia é se criar uma cultura de realização do Endo-Day todos os anos e se tornar referência no interior do estado de São Paulo. “Essa grade é de Congresso Internacional de Odontologia. Todos os professores são reconhecidos fora do país”, frisou.

 

 

Acesso à endodontia

 

O doutor em Odontologia (Endodontia), fundador da Sociedade Brasileira de Endodontia e da Sociedade de Endodontia Latino-Americana, Manoel Eduardo de Lima Machado, falou sobre o tema “Endodontia: biologia e tecnologia”, no qual pontuou a relação custo-benefício onde o profissional pode receber o que deve, mas que permita um acesso social maior à saúde.

 

“O brasileiro tem que assumir o segundo lugar em publicações científicas do mundo e começar a trabalhar no sentido de criar uma técnica nova para que ela possa ser aplicada na sua comunidade. No instante em que nós pudermos fazer isso, isso vai ser passado para todo mundo que apresenta o mesmo grau de carência e o mesmo grau de pouco acesso a Odontologia”, ressaltou Machado.

 

O endodontista parabenizou os alunos em nome do Bruno no que diz respeito à iniciativa do evento, bem como os professores e o centro universitário no apoio “porque a diversidade de informação é que leva ao conhecimento. Esse horizonte que se abre é fundamental para o desenvolvimento de um profissional realmente adaptado ao futuro da endodontia”.

 

O aluno Bruno teceu expectativa para a próxima edição do evento. “Espero que para o ano que vem, a segunda edição do Endo-Day seja mais marcante ainda, que a gente consiga espalhar mais, trazer gente de fora e virar referência no interior de São Paulo com esse projeto”, finalizou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados