Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Comissão Permanente de Avaliação analisa desempenho institucional da UniFAI periodicamente
Professores, alunos, funcionários e até representantes da sociedade podem participar das avaliações de forma voluntária, a convite da CPA
Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019
por Daniel Torres de Albuquerque
Comissão Permanente de Avaliação (CPA) analisa desempenho institucional da UniFAI periodicamente; a próxima avaliação periódica será aplicada no segundo semestre deste ano
foto de Agência UniFAI

Você sabia que o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) dispõe de um sistema permanente de autoavaliação? E que tanto professores como alunos, funcionários e até representantes da sociedade podem participar dessas avaliações?

É para isso que existe, desde 2005, a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), atualmente vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, encarregada de aplicar questionários periodicamente a alunos, professores e funcionários para avaliar o desempenho da Instituição. A próxima avaliação periódica será aplicada no segundo semestre deste ano.

Segundo a coordenadora do CPA, Prof.ª Ma. Fernanda Blini Marengo Malheiros, a ideia é, com isso, acompanhar, identificar, disciplinar e orientar a gestão institucional em suas dimensões política, acadêmica e administrativa para promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade do ensino.

“Os resultados obtidos serão tabulados analisando o cenário geral da Instituição, cenário comparativo por departamento de ensino (Saúde, Humanas e Exatas) e por curso, gerando relatórios capazes de embasar políticas de aperfeiçoamento da Instituição. Esses dados serão resultantes das ações de planejamento e avaliação dos cursos de graduação da Instituição”, explicou.

A participação nestas avaliações é voluntária, a partir de convite da própria Comissão. Mas, apesar de não obrigatória, essa participação é fundamental para traçar um diagnóstico mais preciso da realidade institucional. “[Isto] contribui para o autoconhecimento da organização e para a identificação dos aspectos restritivos e propulsores, permitindo verificar o efetivo cumprimento da missão institucional, que é promover o ensino, a pesquisa e a extensão, formando profissionais éticos e compromissados com os princípios de ordem pública e com a responsabilidade social, afirmando a relação da Instituição com o desenvolvimento socioeconômico do município de Adamantina e de toda região”, ressaltou a coordenadora.

A avaliação dos cursos é realizada semestralmente e, por meio dela, os alunos avaliam os professores por disciplina. Já a avaliação institucional é realizada a cada três anos com docentes, alunos e funcionários técnico-administrativos, com objetivo da melhoria da qualidade de ensino e serviços prestados.

“Os resultados esperados das autoavaliações visam à melhoria da qualidade de ensino e dos serviços prestados pela UniFAI. Desta maneira, é possível conhecer os pontos favoráveis e deficitários da Instituição, bem como sistematizar estratégias e promover ajustes necessários para corrigir os pontos detectados no processo avaliado elevando seu padrão na qualidade do ensino”, completou Fernanda Malheiros.

A CPA

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UniFAI é um órgão colegiado permanente constituído em conformidade com a Deliberação CEE nº 160/2018, do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), que dispõe sobre o processo de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo, que assegura a participação de todos os segmentos da Instituição: docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos, bem como, representante da comunidade de Adamantina.

“Esta comissão, nomeada por Ato da Reitoria, é composta por docentes, discentes, corpo técnico-administrativo e representantes da sociedade civil organizada, apresentando elementos qualitativos e quantitativos com objetivo de superar problemas e proporcionar condições de ampliar os mecanismos de aprimoramento e objetivos institucionais”, detalhou a coordenadora da CPA.

A Comissão Permanente de Avaliação está vinculada à Pró-Reitoria de Ensino, sendo responsável pela avaliação e indicação de ações institucionais que promovam a melhoria no ensino de graduação, em atividades de iniciação científica e de extensão. “A autoavaliação constitui-se em processo orientado, contínuo e permanente de caráter diagnóstico e informativo ajustado às missões institucionais, coordenado pela CPA, responsável pela ‘condução dos processos de avaliação internos da Instituição’”, finalizou Fernanda Malheiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados