Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Alunos do Programa Residência Pedagógica vivenciam experiências formativas nas escolas
UniFAI foi contemplada com 192 bolsas do Programa que está em vigência desde o mês de agosto e segue até janeiro de 2010
Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
por Priscila Caldeira Colaborou: Profª Me. Siomara Marinho
Alunos de licenciatura vivenciam docência por meio do Programa Residência Pedagógica
foto de Arquivo Pessoal

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) oferta, desde o mês de agosto e com prosseguimento até 2020, o Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total são 192 bolsas para os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Matemática e Pedagogia. O montante do projeto é de R$ 1,95 milhão.

 

O programa integra a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, por meio da promoção da vivência pelo estudante que cursa a partir da metade do curso.

 

De acordo com a coordenadora dos cursos de Pedagogia, História, Geografia e Matemática e também supervisora do Programa de Residência Pedagógica, Profª Me. Siomara Augusta Ladeia Marinho, as aulas ministradas pelos discentes contribuem para o aprimoramento da formação. 

 

“O que se pretende é que, ao concluir o curso, esses novos professores já tenham competências e habilidades da docência e com qualidade. A intenção é que durante a graduação tenham a articulação teórica e prática. O universitário será acompanhado por um professor da rede pública municipal, que atua em sua mesma área de formação, o qual irá auxiliá-lo também na regência de sala de aula e em sua intervenção pedagógica”, explica Siomara.

 

A preceptora, Profª Esp. Ângela C. Soares, da EMEF Navarro de Andrade, acompanha os residentes bolsistas na elaboração de estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas em problemas e/ou situações cotidianas vivenciadas nas escolas: “É, sem dúvida, um estímulo aos futuros docentes, os quais conseguem colocar o aprendizado em prática”.

 

O coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica da UniFAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, ressalta que o programa marca uma posição institucional clara de apoio aos cursos de licenciatura.

 

“Além disso, é o resultado da conquista em ser contemplada nos editais da Capes dos dois programas: Programa de Residência e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É gratificante e animador o fato de termos uma quantidade significativa de bolsas aprovadas em programas que visam à formação do professor nas diversas áreas", conclui Wendel.

 

Além das 192 bolsas para residentes, há 24 bolsas de preceptores – que são os professores da educação básica da rede estadual ou municipal –, oito bolsas de docente orientador – professores das licenciaturas da UniFAI, e uma bolsa de coordenador institucional.

 

As escolas beneficiadas com o projeto pertencem aos municípios de Adamantina, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pacaembu e Tupã. 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados