Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Comissão do Encontro Regional de Ensino de Astronomia decide antecipar data de evento e confirma presença de astronauta brasileiro
EREA será nos dias 1º, 2 e 3 de julho, no Auditório Miguel Reale, no Campus II da FAI
Terça-Feira, 29 de Abril de 2014
por Priscila Caldeira
Comissão antecipa data do EREA para os dias 1º a 3 de julho
foto de Priscila Caldeira

Em mais uma reunião realizada no último dia 25 para definir os ajustes do Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), a comissão decidiu antecipar a data do evento para os dias 1º, 2 e 3 de julho. Será a primeira vez que Adamantina irá sediar o evento, vinculado à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes também foi confirmada pela comissão, formada pelos professores Jovina Saunite, coordenadora da OBA; Jussara Alves Martins Ferrari, coordenadora do Núcleo Pedagógico (Física) da Diretoria de Ensino (DE) de Adamantina; Maria Salete Battilani, professora representante da OBA; Wilson Hermenegildo, secretário municipal de Educação de Adamantina e o coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisa das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.

“O objetivo é capacitar os professores que trabalham o conteúdo de Astronomia e Astronáutica no Ensino Fundamental e Médio”, afirmou o responsável pelo EREA e OBA, Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante a reunião também foram definidos detalhes da programação, como a vinda do planetário móvel do Rio de Janeiro, a apresentação de um “show de Física e Astronomia” da Escola Estadual Antonio de Almeida Prado, da cidade de Iepê, e a disponibilização de uma oficina de confecção e lançamento de foguetes, que será ministrada pelo professor Canalle.

O planetário que será instalado terá 18 sessões voltadas aos alunos de Ensino Fundamental, Médio e Superior. “Em uma das noites haverá observação noturna, caso o tempo colabore”, revelou a professora Maria Salete Battilani.

“O evento é bastante amplo, pois contempla prioritariamente os docentes que estão na ativa, que trabalham conteúdo de Astronomia, geralmente professores de Biologia, Geografia, Ciências, Física e, claro, os graduandos em licenciatura. Nossa expectativa é grande no sentido de capacitarmos muitos professores para voltarem às salas de aula com uma bagagem maior e atualizada”, disse Canalle.

A inscrição para participar do EREA, que acontecerá no Auditório Miguel Reale, no Campus II da FAI, será disponibilizada no site do evento. “Os alunos e professores da FAI serão convidados a participar do encontro e esperamos também uma forte participação da comunidade”, finalizou o professor José Aparecido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados