Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Clínica Veterinária da FAI: a alma do curso de Medicina Veterinária e um exemplo de laboratório prático
Número diário de atendimentos é controlado, devendo ser agendado por telefone (exceto emergências)
Segunda-Feira, 31 de Março de 2014
por Profª. Drª. Sandra Gabaldi Wolf
revisão de Daniel Torres de Albuquerque
Clínica Veterinária da FAI é laboratório prático para futuros profissionais da área
foto de Arquivo FAI

A Clínica Veterinária das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), inaugurada em outubro de 2005, é a alma do curso de Medicina Veterinária da instituição e um exemplo de laboratório prático.

O local conta com a presença de sete professores médicos veterinários, sendo cinco doutores e dois mestres, todos com ampla vivência prática, além de mais dois médicos veterinários capacitados que atuam como orientadores de estágio.

Há o registro de 6,5 mil animais que passaram, até então, pelas diversas áreas de especialidades como atendimentos na clínica médica e cirúrgica de animais de grande porte (equinos, bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos), clínica médica e cirúrgica de animais de pequeno porte (caninos e felinos), reprodução animal e, ainda, atendimentos em animais selvagens e aves.

A Clínica Veterinária da FAI tem como suporte diagnóstico exames de necropsia, histopatológico, leishmaniose (punção de linfonodo), radiologia, ultrassonografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas (sangue, urina, fezes, pele e pelo), perfazendo cerca de 4 mil procedimentos ao ano.

“Nossa Clínica Veterinária (Clivet) tem como prioridade o ensino e treinamento dos alunos, extensão e pesquisa, apresentando como característica principal, o aprendizado prático dos alunos, o que nos diferencia de outras entidades de Ensino Superior. Nossos alunos acompanham as atividades profissionais desde o 4º termo do curso em práticas hospitalares, iniciando com noções gerais de enfermagem veterinária e manejo animal, passando para o acompanhamento da rotina de atendimentos sendo que nos últimos termos, ocorre a atuação direta nessas atividades, sob supervisão profissional”, afirmou a Profª. Drª. Sandra Helena Gabaldi Wolf, uma das docentes do curso.

O número diário de atendimentos é controlado, devendo ser agendado pelo telefone (18) 3502-5306, exceto emergência (intoxicações e atropelamentos). “Isto é necessário para que possamos manter a qualidade do atendimento, bem como cumprir com nossa principal função que é o aprendizado dos nossos alunos”, complementou a docente.

Para o atendimento, os animais devem estar acompanhados pelo proprietário e/ou responsável (maior de idade). Os cães devem estar contidos com coleira e os de raça agressiva (Rotweiler, Pitbull, Mastim Napolitano e Doberman) devem ser encaminhados à Clínica com focinheira. Já os gatos devem estar contidos em caixas de transporte ou em sacos-rede.

“Não faz parte do atendimento da Clínica Veterinária da FAI a realização de vacinações (somente orientações), banho e tosa, atendimentos em domicílio, internações, nem aceite de doações de animais no Setor de Animais de Pequeno Porte”, alertou Sandra Wolf.

A Clínica Veterinária da FAI funciona na avenida Francisco Bellusci, 1.000, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17 horas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados