Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Diretor da FAI participa de Encontro Nacional da Educação Superior no Paraná
Evento discutiu estratégias para aprimoramento das ações para o Censo do Ensino Superior
Terça-Feira, 12 de Novembro de 2013
por Daniel Torres de Albuquerque
Diretor geral da FAI, Márcio Cardim, e o responsável pelo setor de informática da instituição, André Mendes, participaram de Encontro Nacional da Educação Superior em Foz do Iguaçu (PR) na semana passada
foto de Arquivo pessoal

As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) foram representadas no III Encontro Nacional do Censo da Educação Superior em Foz do Iguaçu (PR) de 4 a 6 de novembro. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), contou com a participação de representantes de praticamente todas as instituições de Ensino Superior do país tanto públicas como privadas.

“A nossa participação foi muito importante porque nós trouxemos várias novidades para o próximo ano. A maior alteração será na coleta de dados, que é o princípio de todo o sistema de avaliação [pelo qual a instituição passa perante o MEC], tanto a nível de estrutura, corpo docente, corpo discente, biblioteca, laboratórios. O MEC entende que é preciso melhorar essas análises para, no final, gerar uma nota mais condizente com aquilo que a instituição pratica”, salientou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim, que esteve presente no evento acompanhado pelo professor André Mendes, responsável pelo setor de Informática da faculdade, e que também representou o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP).

Durante o Encontro foram apresentados os principais resultados do Censo 2012, discutidas as variáveis e o sistema eletrônico de coleta, além de traçadas estratégias para aprimoramento da integração de inovação para o Censo 2013.

Um dos principais assuntos abordados foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Um ponto que precisa ser equacionado é a questão de que o aluno componha uma maior significância dentro dessa avaliação [Enade], ou seja, que tenha co-responsabilidade em relação a essa prova. A proposta das instituições de Ensino Superior é que a nota individual do Enade seja anexada ao diploma do aluno. Aí sim nós teríamos uma responsabilidade maior não somente das instituições mas também dos alunos que passam pela prova”, opinou Cardim.

A abertura do evento, na segunda-feira, 4, contou com a presença do presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, do diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Dilvo Ilvo Ristoff e do reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto dos Passos Subrinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados