Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Pedagogia prepara Mostra de materiais desenvolvidos por alunos pesquisadores
Materiais pedagógicos pretendem auxiliar a aprendizagem de alunos em idade de alfabetização
Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2013
por Daniel Torres de Albuquerque
Produtos desenvolvidos ou adaptados pelos alunos do curso de Psicologia da FAI serão expostos de 11 a 13 de novembro durante a V Mostra de Materiais Pedagógicos no Campus II
foto de Arquivo pessoal

Está marcada para a próxima semana, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, a realização da V Mostra de Materiais Pedagógicos do curso de Pedagogia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

O evento tem por objetivo expor o desenvolvimento e a adaptação de materiais desenvolvida pelos universitários da instituição por meio de pesquisa e que prometem auxiliar a aprendizagem de alunos em idade de alfabetização em sala de aula.

“A pedagogia de projetos permite ao aluno aprender fazendo, o que consiste em reconhecer a própria autonomia naquilo que ele produz e por meio de questões de investigação. Dentro dos projetos o aluno tem uma temática e desenvolve em um pequeno grupo de três a cinco elementos, no primeiro semestre, a questão teórica e, depois, trabalha o projeto em si”, explicou a organizadora da Mostra, Profª. Ms. Siomara Ladeia Marinho.

A Mostra deve abordar materiais desenvolvidos a partir de três áreas temáticas da Pedagogia: “Educação Especial – Recursos Pedagógicos Adaptados”, “Alfabetização – Projetos Interdisciplinares” e “Arte, Pluralidade Cultural e Educação”.

“São materiais ricos, mas bem simples, como tesoura adaptada, engrossador de lápis, materiais que a criança tem em casa e muitas vezes os pais e professores não possuem essa informação para o melhor ensino e aprendizagem da criança com alguma dificuldade”, relatou Siomara.

Depois da Mostra, parte dos materiais pedagógicos será doada principalmente às Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), instituições e escolas da cidade e região. “Posteriormente nós vamos chamar os coordenadores das APAEs e ligar para as instituições para doarmos os materiais que eles gostaram e seu uso será possível para aquele grupo de crianças”, observou Siomara, ao mencionar que a outra parte dos materiais permanecerá no Laboratório de Pedagogia da FAI.

Quase 150 alunos dos 2º, 4º e 6º termos de Pedagogia participam do evento e devem expor os materiais pedagógicos desenvolvidos por eles no Laboratório de Pedagogia, no Bloco IV do Campus II, de segunda a quarta-feira das 19h30 às 22 horas. A Mostra é aberta ao público.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados