Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Em noite de abertura, 12º Ciclo de Palestras de Farmácia debate prescrição farmacêutica
Evento segue até esta quarta-feira (30)
Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2013
por Priscila Caldeira
Coordenadora de Farmácia e pres. da seccional do CRF de Adamantina, Maria Lucia Tiveron Rodrigues (à dir.), junto aos profissionais: Bruno Ambrósio da Rocha, profª Dalva Pazzini, profª Fernanda Blini Malheiros, e vice-presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, durante abertura do evento
foto de Priscila Caldeira

Em sua 12ª edição, o ciclo de palestras do curso de Farmácia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) teve início nesta terça, 29, com minicursos e palestras, realizadas em parceria com a Seccional de Adamantina do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Em noite de abertura, o evento levou à discussão pela vice-presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, a prescrição farmacêutica, regulamentada pela resolução nº 586 de 29 de agosto de 2013 e publicada no Diário Oficial da União de 25 de setembro.

“Essa resolução trata do poder do farmacêutico em prescrever alguns medicamentos para que se acompanhe os problemas como dor de cabeça, gripe, náusea e avalie qual o medicamento melhor que esse paciente pode tomar”, afirma.

A profissional reforçou a ampliação das responsabilidades e funções dos farmacêuticos: “O farmacêutico é o profissional mais perto dessa população, e além não só dos medicamentos, ele pode indicar outras terapias não medicamentosas e, principalmente, triar esse paciente para os serviços de saúde que estão precisando”.

O debate perpassou pela questão da responsabilidade e limite de atuação do profissional, “porque existe um limite ético de prescrição e esse limite é a saúde do usuário”.

Outra discussão disse respeito ao trabalho em equipe multiprofissional de saúde, para que a população que vai à farmácia seja bem orientada e acompanhada.
“Para os profissionais é de suma importância e para os nossos alunos também, principalmente para eles começarem a se inteirar sobre as atribuições e responsabilidades do farmacêutico”, ressalta a coordenadora do curso de Farmácia e presidente da Seccional do CRF em Adamantina, Maria Lucia Tiveron Rodrigues.

O evento contou com dois minicursos gratuitos ministrados pelo ex-aluno da FAI e mestrando da Universidade de Maringá (UEM), Bruno Ambrósio da Rocha. Para o encerramento, dia 30, será ministrada palestra sobre serviços farmacêuticos pelo profissional Adriano Falvo.

“Ele vai abordar a valorização profissional, complementando a primeira palestra. Tanto o Dr. Adriano como a Dra Raquel viabilizaram a vinda da seccional do CRF para Adamantina e sempre estão prontos para atender uma reivindicação e estabelecerem uma proximidade com a FAI”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados