Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

Com palestras e minicursos, 13º Cipea foca no desenvolvimento de novos produtos alimentícios
Programação se encerra neste sábado, 19, com atividades das 10h às 18 horas
Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2013
por Daniel Torres de Albuquerque - Colaborou: Priscila Caldeira
A engenheira de alimentos Danielli Scalizze falou sobre "Qualidade e Produção de Café"
foto de Priscila Caldeira

Em virtude do dia do engenheiro de alimentos e do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na quarta-feira, 16, o curso de Engenharia de Alimentos das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realiza a 13ª edição do Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos (Cipea), no Auditório Miguel Reale, Campus II.

A programação se estende até o sábado, 19, com palestras e minicursos e o primeiro foi ministrado ainda na quarta-feira pelo engenheiro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos do Grupo Carino, Juliano Toniolo Silvério, com o tema “Tendências e inovações na indústria de alimentos”.

Na quinta-feira, 17, os alunos puderam conferir pela manhã e à tarde um minicurso sobre o “Desenvolvimento de novos produtos: alimentos funcionais e sem alergênicos”, ministrado pela engenheira de alimentos e doutora em Alimentos e Nutrição, Patrícia de Miranda Brusantin e, à noite, uma palestra com a engenheira de alimentos e analista de gestão de qualidade e produtiva do café, Danielli Crstina Scalizze.

“Nesse primeiro minicurso esclarecemos a respeito do desenvolvimento de produtos alimentícios voltados para o aspecto funcional que, além de nutrir o consumidor, vai trazer benefícios à sua saúde como a redução do colesterol, a melhora do sistema imunológico, das defesas do organismo. Hoje, essa área da indústria de alimentos tem crescido muito, que é agregar mais funções ao alimento”, ressaltou Patrícia Brusantin.

Para a sexta-feira, 18, está prevista a palestra “Resíduos e contaminantes químicos em alimentos no Brasil: estamos seguros?”, com a farmacêutica e doutoranda em Ciência de Alimentos pela Unicamp, Juliana Teles, às 19h30.

O 13º Cipea deve se encerrar no sábado com o minicurso “Frutas desidratadas e polpa de fruta estruturada”, ministrada por Juliano Toniolo Silvério, das 10h às 18 horas.

“A gente tem visto que tem crescido muito o mercado de médias e pequenas empresas do agronegócio e o engenheiro de alimentos pode assessorar, contribuir com que essas empresas possam produzir produtos de qualidade ao consumidor e, com isso, consigam se manter no mercado”, analisou Patrícia Brusantin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados