Bem-Vindo ao Portal da FAI
Com o objetivo de defender os direitos e interesses da comunidade universitária.
Central do Aluno



Nova Central do Docente



Central do Docente




NOTÍCIAS
Imprimir
Arquivos
Home

FAI reconquista Fies e benefício começa a valer ainda em 2013
Inscrições para as vagas já estão abertas
Terça-Feira, 10 de Setembro de 2013
por Daniel Torres de Albuquerque
Diretor geral da FAI, Márcio Cardim, comemorou a reconquista do FIES a cursos da instituição, que passa a oferecer vagas do benefício imediatamente
foto de Daniel Torres

As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) novamente poderão ter alunos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Governo Federal. A conquista foi confirmada e a boa notícia foi dada em entrevista do diretor geral, Márcio Cardim, durante a ExpoVerde 2013 e passa a vigorar imediatamente.

Quando assumiu em maio de 2011, a nova direção inscreveu a instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), condição necessária para a liberação do FIES, uma vez que a FAI deixou de participar desse sistema de avaliação em 2004. “A partir do ano passado, quando saíram as notas do Enade 2011 que possibilitavam a revalidação do FIES na instituição, a direção buscou pleitear o benefício e, nesta semana, tivemos a felicidade de conseguir este feito. Isso é muito importante para os nossos alunos, tanto para os que já estão estudando como para os novos que vão ingressar na instituição”, comemorou Cardim.

No FIES, o estudante universitário pode financiar 50%, 75% ou até mesmo 100% do valor do curso superior. “Com isso, conseguiremos abraçar um número maior de alunos e dar oportunidade àqueles que não têm condições de pagar a mensalidade de forma integral”, comentou o diretor ao lembrar que o beneficiado tem 18 meses de carência, depois de formado, para iniciar a devolução do valor financiado a juros baixos.

Segundo informações do portal do MEC, o FIES é um programa destinado a financiar a graduação na Educação Superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Ainda segundo o MEC, em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

 

As inscrições já podem ser feitas. Para se inscrever, clique aqui.


Outros benefícios

Além do FIES, a FAI mantém outras bolsas de estudos que permitem estender o Ensino Superior a uma gama ainda maior de pessoas, como o Bolsa Escola da Família, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), as bolsas de projetos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.

“Além das que já temos hoje, que chegam a 800, estamos estimando 2 mil bolsas de estudo a mais para 2014 com todos esses programas e parcerias. É um incremento muito significativo que vai possibilitar ao aluno grandes chances de conquistar esse benefício e, com isso, certamente teremos um aumento na procura pelos cursos da FAI, que conta atualmente com 32 cursos superiores”, complementou Márcio Cardim.

Mais informações podem ser obtidas no departamento de Bolsas e Convênios da FAI pelo telefone (18) 3502-7050.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rua Nove de Julho, 730 - Centro - CEP 17800-000 Adamantina SP - (018) 3502-7010

Portal UNIFAI - Centro Universitário de Adamantina :: Política de Privacidade - © Copyright - Todos os direitos reservados