Últimas Notícias

Com artigos de docentes do Centro Universitário, livro sobre saúde, mídia e comunicação é lançado em Adamantina

Publicação apresenta uma série de artigos de pesquisadores de diversas instituições universitárias do país, buscando oferecer reflexões críticas sobre os períodos da pandemia da Covid-19


Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

por Sérgio Barbosa e Márcio Barreto, revisão de Daniel Torres de Albuquerque



 

Neste cenário atual, ainda, em tempo de pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e com os desencontros patrocinados pela epidemia da dengue, ocorreu no dia 16, terça-feira, a partir das 10 horas, o lançamento do livro impresso "Saúde, Mídia e Comunicação", no Espaço do Bourbon Meeting Room, em Adamantina.

A publicação apresenta uma série de artigos de pesquisadores das diversas instituições universitárias do país, buscando oferecer diversas reflexões críticas sobre os períodos da pandemia da Covid-19, bem como da pós-pandemia.

Faz-se necessário destacar a proposta editorial do livro envolvendo as áreas da saúde, mídia e comunicação.

Processos midiáticos

Neste contexto plural para a área da Saúde, deve-se considerar que a Comunicação, bem como a Mídia, estão conectadas com as demandas que envolvem, ainda, todas as atividades afins aos interesses comunitários para uma aproximação com o bem-estar social em todos os níveis.

A informação continua sendo um fator fundamental nos processos midiáticos focados em temas e temáticas relacionadas com a saúde em todas as etapas, porém, sempre tendo como preocupação a prevenção.

Nas páginas do livro, diversos artigos escritos pelos pesquisadores de várias instituições universitárias do Brasil, desta forma, apresentou um panorama do período que envolveu  a pandemia, buscando destacar a preocupação com todos os aspectos direcionados pela Saúde, Mídia e Comunicação.

Impressões sobre o livro

No evento de lançamento do livro, marcaram presença diversos convidados, entre os quais, a Dra. Maria Amélia Abdo Barreto, representando a Unimed/Adamantina como integrante da diretoria, assim, destacou a importância da publicação para a comunidade acadêmica e afirmou, a saber: “Nós, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens realizamos um trabalho árduo e com muito amor durante a pandemia junto aos pacientes, dificuldades em relação às informações falsas sobre a Covid-19 e a chegada das vacinas”.

A cobertura das atividades por meio das diversas plataformas digitais, bem como, sinal de rádio local, esteve com a equipe da Rádio Life FM, portanto, o repórter da emissora, Gilson Leandro destacou: “Vejo que o lançamento do Livro: Saúde, Mídia e Comunicação ”, não apenas no formato digital, más também de forma física com parceria com a Cátedra Unesco, tem como  extrema importância em meios acadêmicos, docentes, e sociedade na construção de pilares primordiais, e com impactos cruciais e importante na construção de amplo conhecimento e informação”, além destas considerações, reforçou que “aos associados, membros e organizadores desta edição, de alguma forma puderam passar por meio desse livro suas percepções sobre saúde, mídia e comunicação, podendo alavancar os inúmeros desdobramentos do universo acadêmico e metodológico, no fomento de pesquisas e estudos ”.

Neste cenário que envolveu diversos profissionais do mercado, bem como, da área acadêmica que estiveram no Bourbon Meeting Room, deve-se registrar as impressões do professor Lucas Braga, docente da Fatec (Adamantina e Presidente Prudente) e Faccat (Tupã) com as seguintes observações: “Saúde, Mídia e Comunicação" traz reflexões acadêmicas e contemporâneas sobre estes três temas fundamentais para a sociedade, analisando e discutindo como eles se conectam e se influenciam, durante e após a pandemia de Covid-19”, ainda, destacou que “Adamantina deve se orgulhar por ser palco do lançamento desta importante obra, que conta com a chancela da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Parabéns aos professores organizadores!”

Organizadores do Livro, Apoio Cultural e parcerias

A publicação teve como organizadores, a saber: Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges (Centro Universitário de Adamantina); Prof. Dr. Roberto Chiachiri (Diretor titular da Cátedra Unesco/Umesp); Prof. Dr. Roberto Jimenes (CEAFI/Goiânia-GO) e o jornalista diplomado Sérgio Barbosa (coordenador editorial/editor executivo).

Deve-se registrar o apoio máster dessa publicação impressa quanto as atividades gráficas, bem como, no e-Book/digital da Unimed de Adamantina, além das organizações que se fizeram presentes na orelha da contracapa do livro, a saber: SAPP e curso de Fisioterapia/Fisioclínica do Centro Universitário de Adamantina; Haddad; Rádio Life FM; Dra. Maria Amélia Abdo Barreto; ELOS - Comunicação Estratégica; Rock Your Life - Fisioterapia/Fitness e Mareto Imobiliária.

A edição do livro contou, ainda, com os trabalhos de Ricardo Torquato (projetos gráficos e editorial); criação da capa de Marcelo Yamaura e Ricardo Torquato, além de outros profissionais nas atividades de revisão gráfica.

Faz-se necessário registrar que o livro Saúde, Mídia e Comunicação contou com a chancela editorial da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada (CEAFI) de Goiânia (GO) e Editora Educação Pedagógica de Ouro Preto (MG).